Glaucoma: PF constata que adolescentes também foram vítimas do falso diagnóstico

Alguns adolescentes também foram vítimas do golpe do falso glaucoma em Alagoas. Cinco pessoas já foram indiciadas pela Polícia Federal. Elas davam diagnósticos falsos para fraudar recursos da saúde pública no estado.

A dona de casa, Edja Maria Rocha, levou o filho para fazer um exame de vista num mutirão de Porto Calvo, onde ele foi diagnosticado com glaucoma em menos de um minuto. “Quando ele sentou o médico simplesmente olhou um olho e o outro e disse que ele tinha”, contou.

O adolescente então iniciou o tratamento usando colírio, o que não surtiu efeito. Logo depois, Edja se consultou e também foi diagnostica com a doença. Ao procurar um médico particular, ele estranhou a situação e solicitou exames que constataram que na verdade, Edja e o filho tem aumento da escavação papilar.

Mais de 60 pessoas foram ouvidas e segundo o delegado Daniel Silvestre, a auditoria do Ministério da Saúde vai determinar se mais pessoas serão ouvidas sobre o caso.

O relatório que analisa o serviço prestado pela clínica oftalmológica investigada será encerrado em 60 dias e mais de 2 mil prontuários estão sendo estudados por auditores do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde de Paulo Jacinto, interior de Alagoas, localizou todos os pacientes que passaram pelo tratamento. Foram 188 no total. Mas nem todos foram encontrados. O relatório feito pela nova clínica contratada informou que dos 151 que passaram pela nova avaliação, 90 tiveram o tratamento suspenso e agora serão acompanhados pra saber até que ponto os colírios prejudicaram a saúde.

Botão Voltar ao topo