Integrantes de motoclube visitam cerca de 80 igrejas em Alagoas

Fé, coragem e amor pela adrenalina. Essa foi a combinação que os integrantes do clube de motos Leões do Asfalto, da cidade de Rio Largo, fizeram para pôr em prática um projeto de visitação a igrejas matrizes de todas as regiões do estado de Alagoas.

O clube formado por 12 integrantes percorreu cerca de 2.574 km e visitou 80 igrejas católicas do estado. Passando por cidades como Maribondo, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Santana do Ipanema, Tanque D’Arca, Ouro Branco, Estrela de Alagoas, Major Isidoro e muitas outras, o grupo começou com o projeto em maio de 2015 e distribuiu as viagens durantes os finais de semana durante 15 meses.

O presidente do motoclube, David Magalhães, disse que eles tiveram o interesse de fazer algo diferente, que os fizesse conhecer cidades alagoanas e que pudesse, quem sabe, incentivar outras pessoas a pilotarem motos. “Cada integrante foi sugerindo uma ideia e chegamos nesse projeto que foi visitar todas as regiões alagoanas e a igreja matriz de cada cidade”, disse.

Antes de dar início aos trajetos, o grupo consultou o mapa alagoano e resolveu dividir o caminho por região: Norte, Sul, Metropolitana, Zona da Mata (norte e sul), Agreste, Sertão, Alto Sertão. Geralmente saíam no sábado, pernoitando nas cidades grandes, e voltavam no domingo.

Segundo David Magalhães, as viagens foram todas custeadas pelos próprios integrantes e foi também uma forma de fazer com que todo o grupo participasse. “Nós pegamos esse projeto como uma missão e isso despertou um interesse maior em todos”, afirmou.

A região que mais despertou curiosidade para o grupo foi o Sertão, pela força do povo sertanejo e garra diante de todos os problemas que enfrentam com a seca. “Uma das igrejas mais belas que nós visitamos, inclusive, fica lá no Sertão e é a matriz de Água Branca. Essa questão da fé do povo sertanejo, da perseverança diante de tantas dificuldades ficou muito marcada pra gente. Nos fez parar e refletir”, disse David.

Além dessa ”missão”, a equipe já realizou ações sociais como entrega de donativos às vítimas de enchentes em Alagoas e entrega de prêmios em datas comemorativas, como natal e dia das mães. Por meio de elaboração de rifas e pedidos de doações, eles sempre estão dispostos a ajudar os que precisam.

Os Leões do Asfalto completaram no último dia 09 de setembro 10 anos de existência e no próximo dia 16 eles participarão de uma missa, na igreja de São Sebastião, em Rio Largo, em ação de graças pelo aniversário. No dia 23 eles farão a comemoração com a presença de outros motoclubes tanto do estado como de Recife, Aracaju, Caruaru e Campina Grande.

Igrejas em Alagoas

Alagoas possui cerca de 102 igrejas matrizes distribuídas por todas as regiões.

A igreja mais antiga pode estar na cidade de Belo Monte, no Sertão alagoano, no deltra entre os rios Ipanema e São Francisco. O templo dedicado à Nossa Senhora dos Prazeres traz data de 1667 na fachada, ou seja, século XVII.

Igrejas de Porto Calvo, Penedo e Marechal Deodoro também são umas das mais antigas que chegaram até os dias atuais e possuem expressiva representatividade da cultura barroca da época.

A matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Água Branca, citada pelo presidente dos Leões do Asfalto como uma das mais belas, tem na arquitetura antiga um de seus maiores atrativos e foi construída em 1871 por Joaquim Antônio de Siqueira, Barão de Água Branca.

Botão Voltar ao topo