Alagoanos são suspeitos de fraude em concurso público no TRT/11

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 15, a Operação “Porta dos Fundos” com a finalidade cumprir medidas cautelares probatórias para apurar o esquema de fraude do concurso para cargos de analista e técnico do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da 11ª Região, que abrange os estados de Amazonas e Roraima.

As provas foram aplicadas no dia 19 de fevereiro deste ano, nos turnos da manhã (técnico judiciário) e tarde (analista judiciário), nas cidades de Manaus/AM e Boa Vista/RR.

As investigações iniciaram na Superintendência Regional da PF no Amazonas, em abril de 2017, mediante provocação da Fundação Carlos Chagas, organizadora do concurso.

No decorrer das investigações, apurou-se o possível envolvimento da organização criminosa investigada na Operação Gabarito, da Polícia Civil da Paraíba. A quadrilha era liderada por alagoanos.

Além dos integrantes da organização criminosa, foram identificados ainda cinco candidatos supostamente beneficiados pelo esquema: três candidatos estão classificados nos cargos de técnico e analista judiciário – área administrativa e outros dois candidatos estão classificados no cargo de técnico judiciário – área administrativa.

Dos seis mandados de mandados de condução coercitiva, quatro foram em Maceió. Os investigados podem responder pelos crimes de constituição de organização criminosa (art. 2º da Lei nº.12.850), associação criminosa (art. 288 do CP) e fraude em certame de interesse público (art. 311-A do CP).

“Em Alagoas residem quatro pessoas que foram aprovadas, sendo que três delas, ocuparam as três primeiras colocações para técnico judiciário. Elas foram conduzidas à Superintendência para prestarem esclarecimentos”, informou o delegado Daniel Silvestre, do Núcleo de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal (PF).

 

Botão Voltar ao topo