Governadores de AL e SE fazem ato em defesa do Rio São Francisco

Em meio as festividades da celebração dos 200 anos de Emancipação Política de Alagoas, comemorada no dia 16 de setembro, o governo do estado, Renan Filho (PMDB), em parceria com o governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), participaram, nesta sexta-feira (15), na cidade histórica de Penedo (AL), de um ato em defesa da revitalização do Rio São Francisco.

Na ocasião, os governadores dos dois estados discutiram questões referentes a situação do rio da Integração Nacional que corta o Nordeste. Os gestores formularam um documento, que será encaminhado ao governo federal, e que aponta a necessidade de investimentos na área de saneamento básico nos municípios ribeirinhos, assim como outras medidas que possam contribuir para revitalização do rio.

Ainda durante as celebrações do Bicentenário de Alagoas, uma comitiva do governo de Alagoas percorreu o trecho do Rio São Francisco que cruza o estado para observar as condições do rio e conversar com os ribeirinhos.

Diante da situação, o governador Renan Filho expôs que mais do que nunca é necessário um esforço conjunto entre os estados nordestinos e o governo federal para melhorar as condições do ‘Velho Chico’.

“O que fazemos é um ato de cobrança de posições novas e de trabalho no sentido de revitalizar o Rio no âmbito federal e também de colocar aquilo que os estados podem fazer pra que a gente não viva o colapso do São Francisco. A vazão está no seu menor patamar histórico, abaixo de 600 m³/s. Isso dificulta a vida das cidades ribeirinhas, dificulta ambientalmente o equilíbrio da região, de maneira que revitalizar o São Francisco é garantir o desenvolvimento do Semiárido nordestino”, expôs Renan Filho.

Renan Filho ainda enfatizou durante a solenidade que é contra a privatização da Chesf, que está avaliada em pouco mais de R$ 15 bilhões, mas que possui dívidas que somam mais de R$ 160 bilhões.

Grupo de Trabalho

Ainda na manhã desta sexta-feira (15), na cidade de Porto Real do Colégio, Renan Filho anunciou que vai criar, através de um decreto, um Grupo de Trabalho (GT) em prol do Rio São Francisco.

“Vamos construir um Grupo de Trabalho para buscar alternativas de sobrevivência para o Rio São Francisco, aumentando sua vazão, seu fortalecimento ecológico e econômico, que equilibra socialmente as cidades”, expôs em pronunciamento durante a expedição que faz com sua equipe pelo Rio São Francisco.

Botão Voltar ao topo