Detran/AL se manifesta sobre suspensão do contrato de licitação para aquisição de talonários eletrônicos

O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Antonio Carlos Gouveia, vem ao pública repudiar a matéria publicada nesta quinta-feira (14), no site oficial do Ministério Público de Contas do Estado de Alagoas (MPC/AL), que trata da suspensão do contrato de licitação para aquisição de talonários eletrônicos.

Para o diretor da autarquia, as informações foram veiculadas de forma absurda e descabidas tendo em vista que todo o trâmite licitatório foi realizado pela Agência de Modernização da Gestão de Processos (AMGESP) e o procedimento cumpriu todas as formalidades com pareceres jurídicos não só do Detran/AL como também da Procuradoria Geral do Estado sendo favorável à aquisição.

A presidência do Detran/AL reforça ainda, que foi formada uma comissão composta por servidores concursados do órgão, que acompanharam de forma responsável, toda formatação do processo, com o propósito de impedir o surgimento de qualquer desvio de conduta.

“O processo ainda está em tramitação dentro do órgão e não foi gerado empenho, e se quer o pagamento. Hoje no Detran/AL nós prezamos muito pela conduta e a tolerância para o desvio é zero. Sempre cumprimos as formalidades e acredito que o processo precisa apenas ser esclarecido para que o MPC reveja essa posição, assegurou Antonio Gouveia.

Segundo o gestor, o valor mencionado a ser contratado de R$ 3,9 milhões na realidade é seis vezes menor. Gouveia ratifica ainda, que vem lutando no combate à corrupção e que o departamento irá prestar todo o esclarecimento necessário em relação às informações veiculadas e em um breve espaço de tempo tudo será solucionado.

“A suspensão do contrato é exagerada, pois, deveria ter sido solicitada as informações ao órgão, uma vez que, o processo ainda está em andamento, não gerando efeito prático algum à decisão no Ministério Público de Contas”, concluiu.

BENEFÍCIOS DO TALONÁRIO ELETRÔNICO

O dispositivo, que irá substituir com vantagens o tradicional talão impresso de multas, será usado nas ruas para aperfeiçoar o processamento de dados e permitir um melhor gerenciamento operacional do trânsito urbano.

Com o talonário será possível ter em tempo real a estatística de trânsito, que permitirá alocar melhor as operações e distribuições de viaturas, tornando o trabalho do agente de trânsito mais eficiente e seguro, tanto para o órgão como para o usuário, evitando erros de transição devido à letra manuscrita.

O equipamento também poderá ser utilizado através do sistema de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) que realiza a leitura de placas evitando a clonagem de veículos e outras irregularidades.

O processo para a futura aquisição dos talonários eletrônicos, que está em curso, se deu a partir do convênio firmado em 2015 entre o Detran/AL e a Polícia Militar, para que policiais militares atuem como agentes de trânsito sempre na busca de salvar vidas, e ter um controle sistemático de trânsito e segurança.

Botão Voltar ao topo