Jequiá da Praia comemora um ano sem mortalidade infantil

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Jequiá da Praia comemora um ano sem mortalidade infantil. A conquista faz parte de plano de ação especial integral às gestantes e às crianças de 0 a 1 ano de idade que correm algum tipo de risco de morte, sendo auxiliados na elaboração de estratégias de políticas de saúde.

De acordo com a prefeita Jeannyne Beltrão, enquanto a maioria dos municípios busca a redução da taxa de mortalidade infantil, Jequiá da Praia apresenta expressiva posição. “A luta é para diminuir o indicador, mas graças ao nosso comprometimento e equipe comprometida com os dados positivos, conseguimos zerar os números de óbitos. Reflete o nosso trabalho no atendimento das gestantes, acompanhamento das crianças, garantindo vacina, pediatra, exames entre outros serviços”, afirmou.

A secretária de Saúde, Patrícia Cavalcante, lembra a importância do incentivo à amamentação e organização dos grupos de apoio com psicológicos e de planejamento familiar. “Fazemos também um acompanhamento de busca ativa de crianças que não compareceram às consultas médicas agendadas. Promovemos também a Semana do Aleitamento Materno, com um conjunto de ações nas unidades básicas de saúde do município com o objetivo de incentivar a amamentação e todo acompanhamento humanizado no programa saúde da família”, ponderou.

A prefeitura vem ampliando o atendimento humanizado nas áreas da saúde com a finalidade de fortalecer as estratégias preventivas de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). As ações são voltadas para mortalidade infantil, a cobertura vacinal, atenção à saúde do idoso e demais áreas e setores populacionais mais vulneráveis.

Botão Voltar ao topo