Hemoal trapiche atenderá também aos sábados

O horário de atendimento do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), no Trapiche, que funcionava aos sábados das 8h às 12h, passará a funcionar até às 17h, a partir deste sábado (09).

Além disso, o horário de almoço não será pausado. Segundo a Gerência da Hemorrede Pública de Alagoas, o objetivo é aumentar o número de doações de sangue, para que o estoque se estabilize e atenda à demanda transfusional das maternidades e hospitais públicos do Estado.

A gerente do Hemoal, Verônica Guedes, disse que houve reforço nas escalas dos técnicos que compõem a equipe multidisciplinar do órgão para assegurar a ampliação do horário de atendimento. “Trabalhamos com o foco de manter nosso estoque estabilizado e, para isso, adotamos mais esta estratégia, com o propósito de que todos que desejem se candidatar à doação de sangue não encontrem empecilho para praticar o gesto solidário, que pode salvar até quatro vidas”, ressaltou ela.

Outra estratégia criada foi a Hemovan, que leva grupos até a o órgão, após o agendamento. Basta ligar para o Setor de Captação de Doadores de Sangue, no telefone 3315-2109, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h. Os grupos levados são formados por igrejas, associações, empresas, escolas e universidades e também está disponível no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar),  com o telefone 3521-4934.

Para doar é preciso ter idade de 16 a 69 anos, pesar 50 kg ou maus e estar com a saúde em dia. Os doadores devem ir aos postos de doação com o RG em mãos.

“Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis, para que estes autorizem a doação. Ficam impedidos de doar sangue aqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite. Quanto as gestantes e lactentes, não é permitida a doação e, no caso dos doadores que irão repetir o procedimento, deve ser respeitado um prazo de três meses para as mulheres e de dois para os homens”, informou Verônica.

Botão Voltar ao topo