Honras civis e militares e desfile de tropas marcam 7 de Setembro

Milhares de pessoas lotaram, na manhã desta quinta-feira (7), os quatro cantos da orla do Jaraguá, mais precisamente nas imediações do Memorial à República, onde aconteceu o tradicional Desfile de 7 de Setembro, marcando os 195 anos da Independência do Brasil. O evento contemplou a reunião das tropas militares, homens das Polícias Civil e Federal, as forças armadas do Exército, Marinha e Aeronáutica, além de estudantes de várias escolas da rede de ensino de Alagoas.

Antes da abertura oficial, o governador do Estado, Renan Filho (PMDB), concedeu uma breve entrevista à imprensa. O chefe do Executivo ressaltou a importância desta data para o país, que vive momentos de dificuldades políticas e econômicas; porém, hoje, na avaliação de Renan, é um momento para refletir e resgatar as tradições.

“Faço questão de vir aqui como representante popular, para dizer que Alagoas está firme, de cabeça erguida, tem buscado caminhos para enfrentar a crise com dignidade, honrando todos os seus compromissos, com investimentos em dia, com melhorias em políticas públicas e valorização dos funcionários do Estado. Neste ano, o desfile pode exemplificar o que passa o Estado hoje, com investimentos, por exemplo, na Segurança Pública, como novos equipamentos, helicópteros, viaturas, ambulâncias e utensílios individuais. Nossa missão é dura, mas outros estados mais ricos estão praticamente ajoelhados para a crise. Vemos, no entanto, a pequenina Alagoas se agigantar. Estou feliz e espero que este desfile seja uma grande homenagem ao bicentenário”, enfatizou Renan.

Na ocasião, o governador também comentou sobre a atividade atual da Segurança Pública ao declarar que “ninguém é capaz de fazer sozinho”, já que o Estado tem que estar próximo do Exército Brasileiro e unificando esforços nas demais frentes.

“Temos feito isso em Alagoas, promovendo integração das polícias, construindo os Centros Integrados de Segurança Pública no interior; é um novo momento. Aqui, o cidadão tem a sensação de que a Segurança começa a chegar em sua localidade. A gente sabe que as dificuldades são endêmicas por todo o país”, complementou.

O DESFILE 

Após a entrevista coletiva, ocorreu a abertura oficial do evento cívico no palanque do Memorial, onde o governador recebeu a saudação – como chefe do Poder Executivo -, voltada aos devidos cumprimentos de autoridades.

O evento contemplou os voos dos helicópteros da Segurança Pública e a descida de militares de rapel que entregaram a bandeira do país ao governador Renan Filho. Em seguida, o desfile se deu com a caminhada sincrônica da Marinha, Exército e Aeronáutica; e a passagem de equipes da Polícia Federal (PF), guarnições da Polícia Militar (PM) e homens da Polícia Civil (PC). Além disso, simulações de abordagens policiais chamaram a atenção do público e atraíram aplausos.

Após as forças da Segurança Estadual e Nacional, o evento teve continuidade com a participação ativa de equipes da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), Cruz Vermelha, Club Lions e Esbravadores.

Ao todo, desfilaram cerca de 3 mil militares e civis em homenagem à Independência do Brasil. A estimativa de público, segundo o Comando de Policiamento da Capital (CPC), foi de 20 mil pessoas, distribuídas entre o Porto de Maceió e a Praça Sinimbu.

Botão Voltar ao topo