Maceió teve ao menos 20 assaltos a ônibus em uma semana

Representantes de rodoviários e empresários do setor de transporte público cobram da Secretaria da Segurança Pública (SSP) ações mais enérgicas para combater os assaltos a ônibus.

Eles dizem que foram 20 assaltos a ônibus urbanos somente nos seis primeiros dias de setembro. Em todo o mês de agosto foram 34, segundo informou a SSP nesta quarta-feira (6).

A secretaria convocou uma reunião nesta manhã com Transpal, Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Alagoas (Sinttro-AL) e empresários para apresentar os números de ocorrências registradas em agosto e discutir alternativas para coibir esse tipo de crime. O encontro acontece mensalmente.

“Essa quantidade já deixa em alerta. Agora já sabemos que mais de 80% dos assaltos são na parte baixa [da cidade], então não fica difícil para a Secretaria de Segurança e o comandante ostensivo [da PM] localizar esses meliantes e prender”, diz o presidente do sindicato, Écio Ângelo.

Reunião na SSP discutiu números de assaltos a ônibus em Maceió

O secretário da SSP, coronel Lima Junior, afirma que o registro oficial é de 17 assaltos em Maceió e dois em Rio Largo neste início de mês, mas reconhece que esses dados do sindicato podem incluir caosos ainda não contabilizados pela secretaria.

“Vamos montar a estratégia de setembro para não aumentar esses números, que estão diminuindo”, afirma Lima Junior.

Um dos assaltos mais recentes aconteceu na segunda (04), no ônibus da empresa Cidade Maceió, que fazia a linha Sanatório/Centro. Um jovem identificado como Rafael da Silva, de 19 anos, entrou no veículo roubou o dinheiro do caixa do ônibus e o celular da cobradora. Ele foi preso em flagrante.

O sindicato considera alto o número atual de assaltos, mas ressalta que não chega ao que era registrado há cerca de nove meses.

“Chegava a 120 e 130 por mês. Essas reuniões são importantes para reduzir os números. Trazemos os locais e horários dos crimes e a polícia monta uma estratégia em cima disso”, avalia o presidente do sindicato.

O representante da Transpal, Anderson Costa, reforça a necessidade de planejar ações ostensivas. “Esses dados são importantes para mapear onde os roubos acontecem. Esse mês por exemplo tivemos casos em áreas que não estavam mais registrando assaltos como o trecho entre Levada e Mercado”.

O objetivo do secretário é evitar que esse índice aumente, mantendo a média em menos de 50 ocorrências por mês ou menos. “Saímos de um patamar de 110 do ano passado em agosto para pouco mais de trinta. Só podemos dizer que aumentou [em setembro] quando fechar o mês”.

Em Maceió, circulam 700 ônibus diariamente, por 18 horas. De acordo com o Sinttro, os assaltos são mais frequentes nos ônibus que passam pelos bairros do Vergel do Lago, Trapiche, Pontal da Barra e Joaquim Leão.

Botão Voltar ao topo