Julgamento da morte de soldado alagoano em 2010 é marcado

O juiz da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, Faleiros da Silva, marcou nesta quarta-feira (06) o julgamento da morte de um soldado alagoano em Mato Grosso. O julgamento dos 29 réus acontecerá entre os dias 16, 17 e 18 de abril de 2018.

A vítima era Abinoão Soares de Oliveira, de 34 anos. Em 24 de abril de 2010, ele participou de um treinamento para Tripulante Operacional Multi-Missão feito pela então Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e morreu devido o afogamento, na Terra Selvagem Golf Club , em Chapada dos Guimarães.

O curso tinha o objetivo de capacitar os profissionais da segurança pública para atuar em aeronaves no atendimento de boletins de ocorrências, busca e salvamento, combate ao incêndio e resgate. Outros três alunos passaram mal e foram socorridos e levados pelo helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) até o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC). Eles foram medicados e liberados em seguida.

Segundo informações, após o treinamento, o soldado teria sofrido um mal súbito. Ele recebeu os primeiros socorros pela equipe do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreu no Pronto Socorro.

De acordo com a delegada que cuidou do caso na época, Ana Cristina Feldner, o policial morreu por vaidade dos oficiais do Bope, pois os instrutores “se acham no direito de submeter os alunos a se sujeitarem as mesmas humilhações e torturas que eles aceitaram e se submeteram. E ainda se dizem serem melhores e especiais, deixando a vaidade se sobrepor as razões técnicas e legais”, disse a delegada na época.

Abaixo os nomes dos réus:

Heverton Mourett De Oliveira; Aluisio Metello Junior; Henrique Correia Silva Santos; Juliano Chiroli; Ricardo Tomas Da Silva; Lindberg Carvalho De Medeiros; Ernesto Xavier De Lima Júnior; Arnaldo Ferreira Da Silva Neto; Ricardo De Almeida Mendes; Fernando Duarte Santana; Dulcézio Barros Oliveira; Adilson De Arruda; Carlos Evane Da Silva; Pedro Paulo Borges Do Amaral; Lucio Eli Moraes; Moris Fidélis Pereira; Honey Alves De Oliveira; Saulo Ramos Rodrigues; Roberto Da Silva Barbosa; Jonne Frank Campos Da Silva; Antônio Vieira De Abreu Filho; João Alberto Espinosa; Aislan Braga Moura; Wanker Ferreira Medeiros; Valnez Duarte De Souza e Rogerio Benedito De Almeida Moraes.

Abaixo o nome das vítimas:

Luciano Roberto Frezato; Claudomir Braga Pinto; Thiago Andrigo Mendes da Silva; Hildebrando Ribeiro Amorim; Jonny Wanderson Sena Lima; Jair Dos Passos Santos; Joéslan Rocha Lima; Flávia Aparecida Rodrigues De Lima; Mauro Fernandes Da Cruz; Fabiano Luiz De Miranda Silva; Adagilson Rosa E Silva; Sidnei André Da Silva; Claudia Maria Teixeira; Sandro Lucio Fernandes Da Silva; Orlando Francisco Gatta Galvão; Abinoão Soares De Oliveira; Rodrigo Fonseca Silva; Wellignton Vitor Alvarenga Espindola; Thiago Balbi Gonçalves; Robson César Nascimento Maciel e Sócrates Nascimento Da Silva.

Botão Voltar ao topo