16 municípios alagoanos receberão testes rápidos para dengue e chikungunya

O Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul) anunciou, nesta sexta-feira (01), que 16 municípios de Alagoas receberão testes rápidos para dengue e chikungunya na próxima semana.

Os municípios beneficiados são: Barra de São Miguel, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Junqueiro, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, São Brás, São Sebastião, Teotônio Vilela, São Miguel dos Campos e Roteiro.

No total, 70 mil testes rápidos serão distribuídos nas unidades de saúde. “Vamos disponibilizar os novos testes para os postos de saúde, Unidades Mistas, para a Emergência de Luziápolis e o Laboratório Municipal de Campo Alegre. A partir de segunda (4), vamos distribuir os materiais aos municípios”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Campo Alegre, Andreza Leão.

O objetivo é acelerar o diagnóstico e nos casos de confirmação os pacientes serão encaminhados para tratamento. “Além do protocolo de uso nos grupos de maior risco, que já recebemos, cada secretaria vai treinar seus profissionais das equipes de saúde, e alimentar o banco de informações do Governo Federal, inserindo os dados de uso dos testes e os diagnósticos relacionados às três doenças encontradas nos municípios”, finaliza Andreza.

Botão Voltar ao topo