Centro de Telepresença deve aumentar audiências a distância

A construção de um Centro de Telepresença no Complexo Penitenciário de Alagoas, em Maceió, busca triplicar o número de audiências de custódia a distância. A assinatura da ordem de serviço para as obras aconteceu na manhã desta segunda-feira (28).

A iniciativa é uma parceria do Poder Executivo, através da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), e o Tribunal de Justiça de Alagoas. O prédio contará com seis salas para audiências, que comportarão de 5 a 12 pessoas.

Centro de Telepresença será no Complexo Penitenciário de Alagoas

O secretário da Seris, coronel Marcos Sérgio de Freitas, disse que o Centro terá capacidade para realizar 48 audiências por dia. “Somando as audiências de Arapiraca teremos capacidade para 96 por dia. Isso é três vezes mais do que fazemos hoje”, informou.

O prédio contará ainda com oito celas com capacidade para seis pessoas. “Os presos terão um lugar específico para aguardar as audiências”, disse o coronel.

O governador Renan Filho (PMDB) participou da solenidade e destacou que esse será o primeiro centro de telepresença do país, que tem o objetivo dar mais celeridade aos processos de pessoas presas no estado.

“Isso vai garantir muitos benefícios. Primeiro vai economizar, porque vamos reduzir o número de viagens dos presos, além de mais segurança para advogados, promotores, juízes e os próprios presidiários”, comentou Renan Filho.

Botão Voltar ao topo