AL é o 2° estado com mais inscrições na Olimpíada Brasileira de Física

Alagoas foi o segundo estado do país que mais registrou escolas inscritas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), que começa na quinta-feira (24). Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foram 196 unidades de ensino, entre federais, municipais e  estaduais.

O número representa um aumento de 48% em relação ao ao passado. A secretaria informou que dados da organização da OBFEP mostram que o estado perdeu apenas para o Ceará em números absolutos de instituições inscritas, com um total de 264 escolas.

Os dois estados no Nordeste tiveram mais inscrições do que São Paulo, com 184 instituições cadastradas, e Minas Gerais, com 124 unidades de ensino.

Das 196 escolas inscritas, foram 16 das redes municipais, 8 campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e 172 unidades da rede estadual. São 21.840 alunos participantes na primeira fase da OBFEP. Destes, 4.407 são do nível 1 (9º ano) e 17.433 do nível 2 (1º e 2º séries do ensino médio).

Alagoas ainda supera o Ceará no quesito proporcionalidade. Segundo a Seduc, o estado cearense tem 720 escolas estaduais, mas registrou 177 unidades na OBFEP, o equivalente a 24,5% do tamanho desta rede. Enquanto Alagoas tem 55,1% das 312 escolas estaduais paticipando da primeira fase da Olimpíada.

O superintendente de políticas educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, disse que esse crescimento é fruto de formações continuadas e estímulo aos professores de física.

“Estamos com os professores de física mobilizados. Este é o segundo ano que a rede estadual incentiva os professores a inscreverem seus alunos nas olimpíadas. E durante a segunda fase, vamos intensificar a formação nos polos para disseminar os experimentos”, explica Lisboa.

O interesse da comunidade acadêmica na olimpíada foi comemorado pelo professor Ronaldo Cristiano Moura. “Houve uma evolução muito grande e é de vital importância para os nossos estudantes a realização da Olimpíada Brasileira de Física, pois, participando de eventos como esse, os alunos despertam para as ciências exatas fortalecendo o ensino/aprendizagem no componente curricular de física”, destacou.

Provas

As provas da primeira fase estão agendadas para esta quinta e as provas da segunda fase estão previstas para o dia 21 de outubro.

A Seduc promove, no período de 5 de setembro a 20 de outubro, oficinas experimentais e aulões nas 13 Gerências Regionais de Educação (Geres) abordando as questões teóricas e experimentais abordadas na segunda fase.

E o Ifal conta com o Programa Independente de Matemática Integrada (PIMI)AQ, onde os alunos se preparam para olimpíadas como a OBFEP.

Botão Voltar ao topo