Com 15 mil atendimentos por mês, HGE se torna referência no tratamento de AVCs e acidentes de trânsito

Com uma média de 15 mil atendimentos por mês, o Hospital Geral do Estado (HGE) conta com 462 leitos, sendo 43 para tratamento intensivo. O hospital é referência em todo o Estado para casos de acidente de trânsito, queimaduras, acidente vascular cerebral, agressões e problemas cardíacos.

No comando da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) há pouco mais de 200 dias, o advogado Christian Teixeira enumera as dificuldades verificadas nesse período e antecipa um salto de qualidade na gestão e no atendimento realizado pelo HGE, a partir do ciclo de investimentos iniciado pelo governador Renan Filho.

“O HGE é o maior hospital do Estado de Alagoas, e a demanda é gigante. A unidade passou décadas sem investimentos significativos e, nos últimos 40 anos, a população de Maceió praticamente dobrou, sendo a única capital do Brasil que não tem um hospital mantido pelo poder público municipal. Isso gera uma demanda reprimida enorme, que precisa ser atendida pelo Hospital Geral”, observa Teixeira.

De acordo com o secretário, as ações e investimentos realizados pelo Governo buscam atingir diretamente a raiz dos problemas. A superlotação crônica, por exemplo, está sendo combatida com a construção de novos hospitais.

“Temos o Hospital Metropolitano e o Hospital da Mulher, ambos em construção, três Unidades de Pronto Atendimento [UPAs] na capital e cinco que estamos abrindo no interior, além dos hospitais regionais de Delmiro Gouveia, União dos Palmares e Porto Calvo. Com essas novas unidades, o Governo vai diminuir o sofrimento das pessoas que precisam se deslocar até a capital para receber atendimento. E, a partir do momento em que esses hospitais estiverem funcionando, nós vamos conseguir diminuir esse movimento que temos no HGE”, ressalta Christian Teixeira.

A estrutura do hospital também vem recebendo melhorias desde 2015, quando foi ampliado o número de leitos da Unidade de Cirurgia Vascular e Endovascular e inaugurada a Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em 2016, também foram inaugurados o Serviço de Hemodinâmica e o Serviço de Ortopedia, além da reforma da farmácia central da unidade.

Segundo o secretário Christian Teixeira, este ano já foram realizados reparos no telhado da unidade e no sistema de climatização, com a previsão de uma reforma de grande porte nos próximos meses.

“Vamos fazer uma reforma geral do HGE, no sentido de garantir um atendimento ao cidadão com mais eficiência e mais condições de trabalho ao servidor. Faremos ainda a manutenção de todos os banheiros e de toda a cobertura. A partir da reforma, teremos a ampliação do número de leitos e serviços, a ampliação do número de leitos de retaguarda e a aquisição de novos equipamentos. O Governo do Estado está cuidando dos equipamentos que já tem e investindo em novos hospitais”, explica Christian Teixeira.

As dificuldades e entraves administrativos apontados no HGE são outro foco das ações do Governo do Estado. A primeira medida do governador Renan Filho foi a nomeação do próprio secretário, advogado por formação, especialista nos trâmites jurídicos que envolvem a gestão pública.

“Minha missão é dar mais capacidade de gestão à Secretaria da Saúde e estamos fazendo o planejamento da secretaria para o atual momento e para o futuro, para que as licitações possam ocorrer de forma mais célere e com menos burocracia, porque nós estamos tratando com vidas. Temos que usar a criatividade, sem fugir da legislação. Uma das minhas primeiras ações foi transferir o meu gabinete para dentro do HGE para acompanhar de perto as necessidades, conversar com os servidores e com os pacientes”, lembra Teixeira.

Nos últimos dias, o Hospital Geral do Estado vem recebendo novos insumos e medicamentos indispensáveis para o funcionamento da unidade. As remessas que chegaram até o momento incluem 200 mil luvas de procedimento, 33 mil toucas descartáveis, 15 mil agulhas descartáveis, 116 mil seringas e 2,5 mil pacotes com 500 unidades de gaze cada um, entre outros materiais.

“No HGE, muita coisa bonita é feita e nós salvamos a vida de milhares de alagoanos. Mas ainda é o único local que nós temos para urgência e emergência. Quando o HGE tem um volume de pacientes acima da sua capacidade é porque nós estamos atendendo, ao contrário dos hospitais da iniciativa privada, que fecham as portas e negam atendimento ao paciente quando está lotado. O HGE está aberto 365 dias no ano e 24 horas por dia. Nele, o alagoano sabe que vai ser atendido”, destaca o secretário.

Na avaliação de Christian Teixeira os reflexos dos investimentos do Estado na saúde poderão ser verificados em pouco tempo, tendo o HGE como principal exemplo. “Estamos vivendo uma mudança de paradigmas na Saúde, com ações para minimizar o déficit de leitos e corrigir procedimentos equivocados. Estamos enfrentando problemas históricos com a cabeça erguida. Em Alagoas, o momento é de união, mostrando a capacidade do Governo do Estado para enfrentar as dificuldades. O tema da saúde pública é nacional. Em Alagoas, nós estamos construindo hospitais e melhorando os que já existem”, afirma.

Botão Voltar ao topo