Ufal alerta alunos e professores sobre golpe na Universidade utilizando nome do pró-reitor

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) alertou alunos e professores nesta sexta-feira (18), com a divulgação de uma nota falando sobre e-mails “fraudulentos” que estariam circulando na Universidade.

A nota informa que que o endereço eletrônico “acfrery.ufal@gmail.com”, envia mensagens falsas utilizando o nome do Pró-Reitor da Ufal, Alejandro Cesas Ferery Orgambid e de outros membros da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Segundo a Ufal, os e-mails enviados aos estudantes de pós-graduação e docentes, convidando para uma seleção de prestadores de serviço do campus, não devem ser considerados.

A nota informa ainda que as medidas legais serão tomadas para parar o golpe e descobrir os responsáveis.

Confira abaixo a nota na íntegra:

“E-mails fraudulentos sobre uma suposta seleção de prestadores de serviço  estão circulando entre a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas, direcionados aos estudantes de pós-graduação e docentes, no intuito de coletar informações pessoais e obter vantagens financeiras. A Gestão da Ufal esclarece que mensagens enviadas a partir do endereço eletrônico acfrery.ufal@gmail.com não são de autoria do pró-reitor Alejandro Cesar Frery Orgambid nem de outros membros da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. A orientação é para desconsiderar e marcar como spam.

Medidas legais no sentido de investigar os responsáveis, desativar a conta e coibir golpes desta natureza já estão sendo tomadas pela Procuradoria da Universidade. E o coordenadores, diretores de unidades acadêmicas, gestores de unidades dos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão foram alertados sobre a situação por meio de circular interna. 

Esse tipo de golpe é caracterizado como phishing, quando os estelionatários tentam obter dados como RG, CPF e informações financeiras. Bancos e órgãos públicos nunca pedem o envio de senhas, dados pessoais ou solicitam pagamento de taxas por e-mail. A Gestão da Ufal orienta que, ao receber mensagens desta natureza, o usuário deve desconfiar e nunca clicar em links ou preencher formulários.”

 

Botão Voltar ao topo