Alagoas tem maratona para desenvolver apps que otimizem serviços públicos

Uma sala repleta de pessoas, computadores e, acima de tudo, muita concentração. Este é o cenário das próximas 72 horas para os cerca de 100 concorrentes da primeira Jornada da Inovação promovida pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), que participam do “Hackathon Insano”.

O objetivo do evento, realizado em Maceió nesta sexta-feira (18), é explorar dados abertos e sistemas de software a fim de desenvolver aplicativos para celular que beneficiem tanto a secretaria, como a população.

Essa é a segunda etapa da maratona, que inicialmente trabalhou os temas dentro da própria secretaria.

Agora, os concorrentes vão começar a desenvolver os aplicativos de acordo com o assunto escolhido entre: Gestão de ficha funcional e funcionalidades correlatas; Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica; Nota Fiscal Cidadã; e Serviços para o contribuinte.

Os trabalhos serão julgados por quesitos como inovação, usabilidade e design, completude funcional e recursos tecnológicos.

As melhores equipes por tema serão premiadas com certificados, medalhas e prêmios de R$ 10 mil cada.

“Essa maratona é um fruto do trabalho da equipe dos funcionários da Fazenda, que estão trabalhando nisso há uns quatro meses. É importante estimular esses jovens a trazer essa economia criativa, trazer produtos novos que prestem serviços a população de alagoas”, falou secretário Rodrigo Santoro.

Segundo o idealizador da maratona e chefe de projetos da gerência executiva de Tecnologia da Informação da Sefaz, Marcelo Malta, serão horas de muito trabalho.

“Nessa etapa, eles vão desenvolver as ideias e coloca-las em prática. O objetivo é que domingo a tarde nos tenhamos pelo menos quatro aplicativos vencedores que serão disponibilizados”, falou Malta.

O estudante Denis Vieira, 23, participa pela terceira vez de uma experiência desse tipo. “Juntei os amigos que trabalham comigo no dia a dia e viemos participar. Escolhemos o tema Contribuinte Conectado, e vamos desenvolver a partir dos requisitos que foram dispostos para a gente, trabalhando no design e na aplicação em si”, falou.

Nova plataforma

Durante a solenidade de abertura da maratona, também foi lançado o site Economiza Alagoas, que permite a pesquisa de valores de qualquer produto durante um determinado período de tempo escolhido por quem o acessa. A busca poderá ser feita por descrição ou através de códigos de barras.

O banco de dados do projeto é alimentado pelas informações fornecidas pela Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), documento que registra digitalmente operações comerciais de venda.

Nova plataforma foi lançada durante o evento

“Inovação é fundamental. Sem capacidade de inovação a sociedade fica estagnada. Alagoas era um estado que não demandava da juventude, e agora a gente faz isso, traz eles para próximo do governo e premia soluções criativas e, assim, garante mais transparência e proximidade para o cidadão”, falou o governador do estado, Renan Filho (PMDB).

 

Botão Voltar ao topo