Esgoto lançado na praia de Jatiúca causa mancha e mau cheiro

Um esgoto lançado na praia de Jatiúca, nesta quinta-feira (17), com água de coloração escura causou uma mancha no mar e gerou mau cheiro na região.

Segundo o ambulante Paulo Vital disse, a mancha já tinha aparecido desde o período de chuvas que Maceió enfrentou nos últimos meses. “Quando choveu também apareceu. Mas não era água da chuva, porque tinha a cor preta. Com certeza tem algum esgoto vazando e passando aqui”, disse ele.

Uma equipe do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) esteve no local e coletou amostras da água em outro ponto próximo, onde também existe uma língua suja que desemboca no mar.

O gerente de laboratório do órgão ambiental, Manoel Messias, informou que o problema é devido às galerias de águas pluviais que estão recebendo esgotos clandestinos. “De repente um problema no saneamento cai diretamente na galeria e a nossa praia fica com esse visual péssimo e a qualidade da água destruída”, explica ele.

Já em Cruz das Almas, a água que sai de uma tubulação tem mau cheiro e apresenta oleosidade. Os moradores dizem que a noite a água poluída se mistura com a do mar.

O casal de turistas Michele Cabral e Gerson Lese, de São Paulo, dizem que não estão aproveitando as férias do jeito que sonharam. “A gente acabou não pegando a praia, ficamos no hotel. Não dá pra ficar”, disse Gerson.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMPMA) informou por meio de nota que enviou fiscais ao local para averiguar o problema. A secretaria disse ainda que os trabalhos de fiscalização continuam e que tem autuado os responsáveis para coibir irregularidades.

Botão Voltar ao topo