Arquidiocese se prepara para a festa da padroeira de Maceió

Nos próximos dias, a Arquidiocese de Maceió estará em festa, mais uma vez, em virtude das comemorações em honra à Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade.

A solenidade, que tem início nesta quinta-feira (17) e segue até o dia 27 deste mês, contará com missas, adorações, terços, louvores e a tradicional procissão com a imagem da virgem pelas ruas da capital.

Em todos os dias do novenário, haverá uma celebração eucarística às 6h, seguida de um café da manhã com a população de rua.

Já as 10h, haverá exposição do Santíssimo Sacramento e, em seguida, a bênção. Às 15h, outra celebração e, logo após, atrações externas.

Às 18h, os fiéis se reúnem para a oração do terço de Nossa Senhora, e, às 19h, participam da missa e de outras atrações à porta da Catedral. O tema central deste ano é “Fazei tudo o que Ele vos disser”.

Para o padre Celso Alípio, reitor do Santuário Eucarístico da Arquidiocese, na Igreja do Rosário, a temática envolve a narrativa do milagre ocorrido nas Bodas de Caná, em plena festa de casamento, em que Jesus transformou a água em vinho atendendo a um pedido de sua Mãe, Maria Santíssima.

“Ela pediu que Jesus resolvesse o problema e disse para os funcionários da casa onde se realizava a festa de casamento: ‘fazei tudo o que Ele vos disser’. Eles encheram as talhas de água e Cristo operou o milagre”, expôs o sacerdote.

Celso Alípio enfatiza que a festa faz referência à família, levando em conta o espírito de acolhimento do papa Francisco para com as realidades atuais, “com luzes e sombras”. “Francisco oferece a exortação apostólica ‘A alegria do Amor’, uma reflexão voltada à célula eclesial e social, apesar das dificuldades vivenciadas nos dias de hoje”.

Novidade

E a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres vem com um novo tom, neste ano, em decorrência das comemorações do tricentenário da aparição de Nossa Senhora Aparecida e do centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima.

“Vamos nos reunir em uma festa linda, em honra à padroeira de nossa cidade, trazendo à memória duas aparições da Mãe de Jesus Cristo”, acrescentou o padre.

As comemorações têm início amanhã e estendem-se até o dia 27, com a procissão saindo da Catedral, no Centro, até o Santuário da Virgem dos Pobres, em Mangabeiras. O novenário conta com celebrações eucarísticas, louvores, adorações, terços e a festa externa, com shows de bandas católicas locais.

“O bem da família é decisivo para o futuro do mundo e da igreja. O papa Francisco olha a realidade atual da família em toda a sua complexidade. Nossa Senhora dos Prazeres é a mesma Maria de Nazaré que, com José e Jesus, constituem um exemplo de vida familiar aos olhos do povo cristão, digno de imitação em suas virtudes domésticas e em sua união no amor”, destaca o arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, nas palavras contidas no convite distribuído aos fiéis.

Todos a programação encontra-se disponível no site da Arquidiocese. CONFIRA!

Botão Voltar ao topo