Projeto Sonora Brasil traz homenagem ao coco de roda

Com o tema “Na pisada dos cocos”, a 20ª edição do projeto Sonora Brasil chega a Alagoas entre os dias 14 e 18 de agosto.

Além de grupos de coco de roda de várias partes do país, assim como locais, também acontecem manifestações, palestras e oficinas na programação do festival. A entrada é gratuita para todos os dias.

As apresentações e palestras serão realizadas nas unidades Sesc Poço e Arapiraca. Já no Espaço Cultural da Universidade Federal (Ufal), localizado na praça Sinimbu, haverá condução de oficinas com o ministrante Jurandir Bozo.

As palestras ficam por conta de professores e estudiosos das manifestações populares do estado. Quem se interessar, pode se inscrever na Coordenação de Cultura (CARC), na Unidade de Cultura Sesc Centro.

O projeto Sonora Brasil é uma iniciativa do Sesc que leva ritmos, formações e repertórios de gêneros pouco difundidos para todo o país, e em Alagoas tem parceria da Rede Sociocriativa de Coco de Roda.

No encerramento do festival, 11 grupos de coco integrantes da Rede Sociocriativa estarão reunidos no Trupé Alagoano – Encontro de Cocos de Roda de Maceió: Leões de Fogo, Los Coquitos, Mandacaru, Paixão Nordestina, Pau de Arara, Pisa na Fulô, Raízes Nordestinas, Reis do Cangaço, Reviver, Xodó Nordestino e Xique Xique.

Os grupos apresentarão suas coreografias e lançarão o Catálogo, o DVD e o site da Rede, além do CD Sesc Coleção Memória Musical: 2016 – Uma Odisséia na Cena Atual do Coco Alagoano.

A noite também será marcada com o show Pros Pés, o grupo de pagode de coco Os Verdelinhos e pagode Ninho de Cobra, Segura o Coco, além de Os Bambas e Coco Choro de Bela, de Pão de Açúcar.

Programação

Dia 14/08

  • Oficina: Do Barro aos Salões -Ministrante Jurandir Bozo – 14h, no Espaço Cultural da UFAL.
  • Apresentação: Coco de Iguape (CE), e os grupos locais de Jurandir Bozo, Nilton Xique Xique, Elvis Pereira e Pagode de Coco Ninho de Cobra – 20h, no Espaço Recreativo I, Sesc Poço.

Dia 15/08

  • Oficina : Do Trupé ao Verso -Ministrante Jurandir Bozo – 14h, no Espaço Cultural da UFAL.
  • Apresentação: Coco de Zambê (RN), com grupos locais de Coco de Roda Pisa na Fulo, Gêmeos do Coco e Rogério Dyas – 20h, no Espaço Recreativo I, SescPoço.

Dia 16/08

  • Oficina : Do Trupé ao Verso – MinistranteJurandir Bozo – 14h, no Espaço Cultural da UFAL.
  • Palestra: O Coco Alagoano: História, Poesiae Coreografia, com a mestre em Artes pela Unicamp, Professora Telma César – 18h, na Biblioteca Sesc Poço.
  • Apresentação: Samba de Pareia(SE), com grupos locais do Coco de Roda Los Coquitos e Os Verdelinhos das Alagoas (Participação especial de Telma Cesar) – 20h, no Espaço Recreativo I, Sesc Poço

Dia 17/08

  • Oficina: Do Trupé ao Verso -Ministrante Jurandir Bozo – 14h, no Espaço Cultural da UFAL.
  • Palestra: O Coco de Roda como Empreendimento Sociocriativo, com o especialista em Economia Sociocriativa, o professor Elder Maia – 18h, na Biblioteca Sesc Poço.
  • Bate-Papo: O Empreendedorismo no MeioCultural, com participação do Sebrae e do Instituto Ação de Desenvolvimento para Cidadania (IADEC) – 19h, na Biblioteca Sesc Poço.
  • Apresentação: Coco de Tebei (PE), com grupos locais do Coco de Roda Pau de Arara, Fagner Dübrown e Lipe Reis – 20h, no Espaço Recreativo I, Sesc Poço.

Dia 18/08

  • Lançamento do CD Sesc Coleção Memória Musical: Uma Odisséia na Cena Atual do Coco Alagoano – 18h, no Mirante do bairro Jacintinho.

Arapiraca

Dia 14/08

  • Apresentação: Coco de Zambê (RN), com grupo local Coco de Roda Coroca – 19h30, na Praça Higino Vital,Canafístula.

Dia 15/08

  • Apresentação: Coco de Iguape (CE), com o grupo local Coco de Roda Coroca – 19h30, na Praça Higino Vital, Canafístula.

Botão Voltar ao topo