MPF denuncia ex-deputado alagoano pela “farra das passagens”

O ex-deputado federal Augusto Farias (PMDB) foi denunciado à justiça pelo crime de Peculato (desvio de dinheiro público) no escândalo que ficou conhecido como “Farra das passagens aéreas.

Segundo o MPF, O ex-deputado teria utilizado no período entre janeiro de 2007 e fevereiro de 2009“apenas” 251 passagens aéreas, no total de R$ 138..551,10.

O caso veio à tona em 2009, quando o site Congresso em Foco denunciou o fato de os deputados utilizarem a cota de passagens aéreas da Câmara para familiares e terceiros.

Em 2016, 443 deputados e ex-deputados já haviam sido denunciados ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (DF),  mas o tribunal não chegou a analisar as denúncias.

Como muitos deputados já haviam deixado o cargo, o TRF entendeu que era preciso desmembrar a denúncia e devolveu o caso para o Ministério Público Federal, que apresentou uma nova denúncia nessa terça-feira, 8.

Agora, foram denunciados 72 que tiveram gastos entre janeiro de 2007 e fevereiro de 2009. O restante havia gastado com passagens em anos anteriores e o Ministério Público entendeu que o crime já havia prescrito.

Confira a lista completa dos 72 ex-deputados denunciados pelo MPF/DF: http://www.mpf.mp.br/df/sala-de-imprensa/docs/tabela-parlamentares-denuncia

Botão Voltar ao topo