Reajuste salarial prometido há 30 anos é cobrado por servidores da Eletrobras AL

O Sindicato dos Urbanitários de Alagoas realizou uma assembleia, nesta quarta-feira (9), para definir a direção do processo contra a Eletrobras Alagoas sobre o pagamento de um reajuste salarial aprovado pelo governo em 1987, ainda não pago.

O reajuste é o “Plano Bresser”, elaborado pelo então ministro da Fazenda Luis Carlos Bresser Pereira. O aumento proposto foi de 26% e o objetivo era interromper o aumento da inflação.

Segundo o diretor do sindicato, Carlos Alves, o processo tramita na justiça desde 1989 e na terça-feira (8), a empresa deveria ter apresentado uma proposta. “Ontem terminou mais um prazo para que a Eletrobras apresentasse uma proposta. Hoje nós nos reunimos na sede da empresa para aguardar uma posição da direção, mas nada aconteceu, por isso decidimos retomar a ação na Justiça”, disse ele.

Carlos disse ainda que 1609 trabalhadores têm direito ao pagamento, mas 80% já estão aposentados. “Em 2009, o valor devido chegou a R$ 700 milhões. Hoje, com correção, já está na casa dos R$ 2 bilhões, mas a empresa diz que não deve tudo isso”, ressaltou.

Carlos também disse que 200 dos trabalhadores já morreram. Um deles foi o marido da dona Julia Bonfim Marques da Silva, falecido há 17 anos. “Já são 30 anos de luta. Me sinto muito revoltada com essa situação, pois são 30 anos, não 30 dias. Esse dinheiro nunca sai e ficam só enrolando a gente. Eu e meus 4 filhos temos direito”, reclamou dona Julia.

Uma nova assembleia está marcada para o dia 31 de agosto e outras estão sendo realizadas de 15 em 15 dias.

A Eletrobras informou por meio de nota que está aguardando o posicionamento da Advocacia Geral da União (AGU). “A União é parte no processo judicial, assim eventual proposta de acordo da Eletrobras somente pode ser realizada após manifestação da AGU”.

Botão Voltar ao topo