Policiais do Deic estão sendo usados como carcereiros no 8° DP


Policiais do DEIC estão desde a semana passada tomando conta de presos onde antes funcionava o 8° distrito.

De acordo com informações repassadas por um policial que não quis se identificar, as celas das centrais estão super lotadas e estão levando presos para o 8° distrito, no Benedito Bentes, e policiais do DEIC estão sendo usados como carcereiros.

Até o momento não recebemos nenhuma resposta da Secretaria de Segurança Pública.

DESCASO

A Instituição Polícia Civil vem sofrendo um sucateamento constante durante anos, quer seja por essa falta de estrutura que a população não vê, quer seja pela falta de concursos públicos para suprir as reais vagas para a manutenção dessa instituição, ou simplesmente pela aberração dos salários dos Agentes de Polícia.

A política da “Integração De Forças Policiais” é uma maneira clara de deterioração dá Instituição Polícia Civil em face da usurpação de função que a PM realiza junto a Polícia Civil.
Dessa forma, a PM vem investigando crimes, que não se sabe como, com que metodologia e principalmente com a responsabilidade e regras que o inquérito policial deve seguir.
A PM do Estado de Alagoas é a única do Brasil que tem a gestão da ferramenta mais importante da Polícia Civil, o Disk Denúncia 181, onde a polícia judiciária, PC, a utiliza como meio de investigação para esclarecimentos dos crimes, porém aqui é da PM.

Do outro lado, a um mês atrás, o governador se vangloriou do “fato histórico” que tinha executado na Segurança Pública do Estado, fechando a Casa de Custódia, gerida pela Polícia Civil, situada no bairro do Jacintinho, e com um índice baixíssimo de fugas em toda a sua existência.

Porém o problema da custódia dos presos flagranteados nãp foi resolvido. A central 1 que fica no bairro do Farol e a Central 2, que fica localizada no CODE, no bairro de mangabeiras, possuem determinações judiciais limitando o número de presos a permanecerem nesses setores, antes de serem inseridos no Sistema Prisional.

Esses setores não possuem estrutura física adequada nem tampouco pessoal para a manutenção dessa engrenagem. E mesmo com todo esse descaso, parece que não existe a iniciativa de se fazer o que tem que ser feito, o correto, mas sim uma busca para maquear, mascarar o problema.

Delegados gestores e Diretores buscaram uma solução de péssimo nível. O mesmo prédio da Central de Flagrantes 3, Benedito Bentes, que foi fechada há alguns meses, e possui 3 xadrezes, onde se utiliza hoje apenas dois, está sendo utilizado como Casa de Custódia. Mas com uma estrutura física terrível, uma edificação sem nenhuma proteção para este fim, o prédio fica numa localização de fácil acesso para resgate dos presos, fato já ocorrido no passado devido a falta de iluminação do local e baixo movimento de pessoas.

A revelação pior ainda está por vir; pois os gestores da Polícia Civil estão resolvendo esse problema com a determinação de policiais da DEIC, o principal setor da Polícia Civil, designados para serem carcereiros dos presos que ultrapassam o limite determinado pela justiça.
Esse filme de terror ainda tem o seu “melhor” momento, o T.I.G.R.E. (Tático Integrado De Gupos De Resgate Especial) está escalado diariamente com sua equipe de plantão completa.

O grupo de elite da Polícia Civil, treinado para ocorrências de grande vulto, setor antibomba, apoio aos outros setores da PC, e principalmente para cumprimento de Mandados de Prisão de alto risco está sendo sub utilizado nesse nível; chegando ao absurdo de deixar de participar de operações devido a esse ofício.

 

Botão Voltar ao topo