Homicídios em Maceió cresce mais de 70%, segundo SSP

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) divulgou dados que mostram que o número de homicídios em Maceió cresceu mais de 70% no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os crimes contabilizaram um aumento de 6,4% em Alagoas.

Segundo os dados, 94% das vítimas são homens e têm entre 18 e 29 anos, 408 pessoas foram assassinadas em Maceió no ano de 2016. Em 2017 foram 693 homicídios registrados.

Já em todo o estado no ano de 2016, foram registrados 1.774 assassinatos. Até agora, foram registrados 1.927 no ano de 2017.

O advogado especialista em ciências criminais, André Sampaio, informou alguns fatores que podem ser a causa do aumento dos índices. “A expansão do mercado da droga, mercado ilícito, tráfico e ao descontrole para com a arma de fogo. Bem, como é o número de armas de fogo em circulação ilegalmente”, disse ele.

Segundo o consultor de segurança Daniel Saraiva, algumas ações poderiam ser feitas para diminuir os índices. “Todas as ações de segurança são para médio e longo prazo. Elas vão interferir desde o contigente de uma tropa, investimento em tecnologias, e as ações públicas comuns, que são educação, saúde, saneamento, urbanismo e cultura. Coisas que vão garantir que novos jovens não adentrem no mundo do crime”, disse Daniel.

SSP

A SSP-AL informou em nota que o aumento no índice de crimes é devido a guerra entre facções, que ocorreu em todo o país entre os meses de janeiro e março, e que entre abril e junho, o número caiu. O órgão informou ainda que os crimes são combatidos de forma permanente e integrada.

Botão Voltar ao topo