Servidores da Educação protestam por reajuste salarial

Servidores da Educação de Maceió realizaram um protesto no Centro, nesta segunda-feira (24), para cobrar reajuste salarial. Eles bloquearam por cerca de uma hora a Rua Pedro Monteiro, em frente à Secretaria Municipal de Finanças, e depois saíram em passeata.

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) diz que cerca de 500 pessoas participaram do ato. Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estavam no local para organizar o fluxo de veículos, mas não deram estimativa de participantes.

A categoria deflagrou greve, mas a Justiça decretou ilegalidade. Entretanto, o Sinteal afirma não ter sido notificado oficialmente, e manteve a mobilização.

De acordo com secretário de Assuntos Municipais e membro do Sinteal, Edilton Dantas, os servidores decidiram em assembleia na semana passada que manteriam 30% dos serviços, como determina a legislação.

“Estamos aqui cobrando nossa valorização, nosso piso aumentou 7,64% e até agora não tivemos esse aumento. Esses valores já estão sendo repassados para a prefeitura proporcionalmente ao número de alunos e não recebemos”, diz.

screenshot_2017-07-24-13-14-14-1

Por meio de nota no fim de semana, a Secretaria Municipal de Economia (Semec) já havia informado que não cabe dar aumento desalário neste momento, devido à crise financeira que o país enfrenta.

Os manifestantes saíram em passeata até a Praça Dom Pedro II, onde fica a Assembleia Legislativa. Além do reajuste, os servidores também querem o pagamento dos retroativos que não são pagos desde 2014.

A respeito dos rumos da mobilização, o sindicato diz que não há definição. “Nós ainda vamos vamos marcar uma assembleia para decidir com a categoria se encerramos a greve caso tenhamos ou não o aumento”, explica Dantas.

Botão Voltar ao topo