Moradores de rua participam de ação no bairro do Jaraguá

Cerca de 40 moradores de rua do bairro do Jaraguá participaram, na manhã desta quarta-feira (19), de uma ação de saúde. O ato aconteceu na praça Marcílio Dias e foi realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau).

Durante a ação, as pessoas podem realizar testes de sífilis, hepatites B e C, coleta de baciloscopia e testes rápidos de HIV. Por meio de jogos de tabuleiro e de palestras, os moradores estão sendo informados sobre a importância do cuidado com a saúde bucal.

A psicóloga e assessora técnica das políticas transversais da Sesau, Elma Liliane, destacou que o local foi escolhido após um levantamento de portadores de doenças infectocontagiosas. “Fizemos um rastreamento de doenças infectocontagiosas, que são sífilis e HIV, e destacamos que os moradores de rua dessa região estão vulneráveis a essas doenças. Estamos realizando uma manhã recreativa e informando sobre a importância dos cuidados com a saúde”.

De acordo com a psicóloga, os moradores que forem detectados com alguma doença infectocontagiosa serão encaminhados ao PAM Salgadinho. “Eles só farão o tratamento se quiserem. Será preciso que eles concordem em fazer o tratamento e receber essa ajuda”, afirma.

O morador de rua Carlinhos Santos, de 61 anos, disse que fez vários exames. “Estou aqui desde cedo, teve um café da manhã muito gostoso. Também fiz vários exames e recebi camisinhas. Estou gostando de participar das brincadeiras. Está sendo um dia bem diferente”, contou.

Botão Voltar ao topo