Municípios alagoanos registram baixa temperatura

A temperatura mínima durante a madrugada desta sexta-feira (14) em Maceió e em alguns municípios do interior do Estado chamou a atenção devido ao frio. Os termômetros chegaram a marcar entre 16º e 17º, um fenômeno característico do inverno.

O meteorologista Vinícius Pinho, da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), explica como Alagoas chegou a ter a menor temperatura do ano.

“Durante o dia da última quinta-feira [13], o tempo ficou encoberto e com bastante nebulosidade em praticamente todo estado. Isso fez com que a radiação solar chegasse até a nuvem e refletisse para o espaço. Uma parte dessa radiação é absorvida pela nuvem e só uma pequena parte ultrapassa a nuvem e atinge o continente, aquecendo durante o dia, por isso que as temperaturas máximas ficaram amenas”, conta.

Segundo o meteorologista, em Maceió foi registrada a temperatura de 17.4º, a mais baixa este ano; em Arapiraca, 16.2º; e Palmeira dos Índios, 16.4º.

 

Também houve registro de baixa temperatura e neblina no município de Quebrangulo.

O fenômeno que marcou esta madrugada em 17º graus se deu porque durante a noite da última quinta-feira (13), o céu ficou limpo, sem nebulosidade, logo, toda a radiação solar atingiu a atmosfera e fez com que as temperaturas mínimas caíssem.

Botão Voltar ao topo