Prefeitura afirma que mais de 40 escolas foram afetadas pelas chuvas

O prefeito Rui Palmeira (PSDB) afirmou, na manhã desta segunda-feira (3), que mais de 40 escolas foram atingidas pelas chuvas que caíram em Maceió nas últimas semanas e por isso vai pedir ao Ministério da Educação recursos para reformá-las.

Palmeira embarca nesta tarde para Brasília, onde buscará viabilizar recursos federais para obras emergenciais na capital.

Durante a manhã, o prefeito e o secretário de Infraestrutura, IB Brêda, estiveram na Avenida Eraldo Lins Cavalcante, principal do Loteamento Murilópolis, no bairro Gruta de Lurdes, para analisar os danos provocados pelo deslizamento de uma barreira devido às fortes chuvas. As obras foram orçadas em cerca de R$ 700 mil.

Segundo o prefeito, aproximadamente 30 obras precisam ser realizadas em Maceió devido aos danos provocados pelas chuvas. A Defesa Civil nacional aprovou cinco dessas obras e liberou recursos que chegam a cerca de R$ 6,5 milhões.

“Para se ter uma ideia da dimensão dos transtornos, cerca de quarenta escolas foram danificadas em virtude do temporal. Vamos fazer estudos nas unidades para começar as obras. Até o momento, porém, nenhum recurso chegou, por isso, a necessidade de ir até Brasília”, explicou Palmeira.

Na oportunidade, Rui também falou que um remanejamento de alunos pode acontecer como consequência das obras nas unidades. “Já iniciamos um diálogo com a Secretaria de estado da Educação, para que possa ceder salas de aula e até algum prédio alugado para abrigar os estudantes”.

Interdição

Uma equipe da Defesa Civil de Maceió esteve, no último dia 29, no Murilópolis, para avaliar o deslizamento, que comprometeu parte da via principal. Como medida de segurança, o órgão recomendou à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) que a passagem de veículos pelo local fosse interditada para evitar acidentes com pedestres e condutores de veículos.

Além dos órgãos da Prefeitura de Maceió, também foram acionados os Núcleos de Defesa Civil Comunitária (Nudec), que atuam nas áreas de risco, para auxiliar em qualquer necessidade e dar suporte às equipes municipais.

Botão Voltar ao topo