Elevado volume de chuva está previsto para Alagoas até sexta

Uma grande quantidade de chuvas em Alagoas está prevista até a próxima sexta-feira (30). O volume poderá chegar a 100 mm no Norte, e 70 mm na região Metropolitana de Maceió e Litoral Sul, segundo a metereologia.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um comunicado de alerta para a Defesa Civil.

A secretária informou que novos alagamentos e deslizamentos podem surgir. “Nesse período podem ocorrer pancadas mais fortes no Litoral, Baixo São Francisco e Zona da Mata. Temos que ter uma atenção maior principalmente no Litoral Norte e no norte da Zona da Mata e vales do Paraíba e Mundaú, que podem apresentar acumulados mais significativos”, explica o coordenador da Sala de Alerta da secretaria, Vinícis Pinho.

“Se essa chuva for contínua, por dois ou três dias, por exemplo, os impactos podem ser sentidos nos níveis das lagoas”, completa Vinícius.

A Defesa Civil está ciente da situação e ficará em alerta para situações como as que ocorreram mês passado no estado.

O coordenador da Defesa Civil, Major Moisés, disse que as áreas de risco j´estão sendo monitoradas. “Estamos em alerta desde os últimos acontecimentos. Já repassamos o alerta para os órgãos responsáveis, e vamos continuar acompanhando. Se a previsão dessa quantidade de chuvas se confirmar, vamos trabalhar para tirar as pessoas que se encontram nas áreas de risco”.

Segundo o secretário-adjunto especial da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, o órgão já está em contato com a prefeitura. “Quando há um alerta assim, a gente fica monitorando. Estamos falando com as secretarias, já que dependemos das outras pastas. Moradores de áreas de risco devem ficar atentos”.

Para denunciar problemas em Maceió causados pela chuva deve-se ligar para o 0800 030 6205. E, caso necessário, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros, ligando para o 193.

Botão Voltar ao topo