Hemocentros de Alagoas não vão abrir no sábado de São João

A unidade do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), em Maceió, e a do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), não vão abrir para coleta de sangue neste sábado (24), por conta do feriado estadual de São João.

Então, quem estiver interessado em doar sangue deve procurar o Hemoal e o Hemoar na segunda-feira (26), a partir das 7h.

O Hemoal explica que apesar da suspensão da coleta, os pacientes que precisarem de sangue não vão ficar prejudicados, uma vez que o Setor de Dispensação vai funcionar normalmente para liberar os hemocomponentes para as maternidades e hospitais.

Também haverá um médico plantonista para atender os pacientes com hemofilia [falta de coagulação no sangue] no Ambulatório de Hematologia, segundo informa a gerente da unidade, Verônica Guedes.

“A exemplo dos demais feriados, não funcionaremos neste dia 24, mas nossa equipe estará de prontidão para atender toda a demanda transfusional durante o sábado e domingo. Situação que irá se repetir no próximo dia 29, quando teremos o feriado estadual de São Pedro e também não abriremos”, disse a gerente.

Quem pode doar?

É preciso ter idade entre 16 a 69 anos, peso igual ou superior a 50 kg e estar em perfeito estado de saúde. Gestantes e lactantes não podem doar. Os voluntários devem comparecer aos postos de doação portando um documento de identificação com foto.

“Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis para autorizarem a doação. Ficam impedidos de doar sangue àqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Deve ser respeitado um prazo de três meses para as mulheres e dois para os homens”, ressaltou a gerente.

Botão Voltar ao topo