PRF apreende mais de 4mil guaiamuns e prende três pessoas na BR101

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite de ontem, 20, mais de 4mil caranguejos da espécie guaiamum durante abordagem de rotina na BR101, em São Miguel dos Campos. Três pessoas foram presas por crime ambiental.

Era início da noite, quando os policiais rodoviários federais faziam fiscalização no km 142 da BR101 e decidiram parar um GM/Meriva, placa de Goiana/PE. Acoplado ao veículo estava um reboque carregado com diversos sacos. O motorista e os dois passageiros se mostraram nervosos com a abordagem e, após conversa, informaram aos policiais que os sacos estavam cheios de caranguejos da espécie guaiamum. Eles vinham do Rio de Janeiro com o pescado e venderiam tudo em restaurantes de Maceió.

Entre os caranguejos, muitos eram do sexo feminino, que são proibidos de serem pescados ou comercializados durante todo o ano. No caso do caranguejo guaiamum o problema ainda é agravado porque a espécie se encontra na lista dos animais ameaçados de extinção. Além disso, os homens não possuíam comprovante de origem da carga nem autorização ambiental para transporte dos crustáceos.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) foi acionado e a carga se encontra à disposição do órgão. Os homens, de 62, 57 e 25 anos, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de São Miguel dos Campos.

Botão Voltar ao topo