Alunos do Cepa realizam protesto por falta de transporte escolar

Muitos alunos do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa) não estão indo as aulas, desde a semana passada, por falta de transporte. Nesta quarta-feira (7), eles realizaram um protesto na Av. Fernandes Lima, no bairro do Farol.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Alagoas (Sinteal), as aulas iriam até o dia 14 de junho, mas as escolas anteciparam as férias dos estudantes do Cepa para hoje, quarta-feira (6).

O Sinteal também informou que o motivo da medida foi porque a Secretaria não conseguiu resolver o problema dos transportadores escolares, pois paralisaram as atividades no dia 30 de maio, exigindo um documento oficial que garantisse o pagamento deles até o final do semestre. “A gente sabe que eles não retiraram o transporte escolar dos alunos, mas é responsabilidade do governo a falta de transporte. Os estudantes não têm ido às aulas. O Cepa está vazio. Quem não tem dinheiro para ir às aulas não têm ido desde a semana passada”, disse a presidente do Sinteal, Consuelo Correia.

A Secretaria de Educação (Seduc), disse que as escolas não são determinadas a antecipem as férias escolares do Cepa, e que elas podem decidir o calendário letivo, determinando quando o semestre letivo encerrará.
O secretário de Educação, Luciano Barbosa, disse que foi feito um contrato emergencial com uma cooperativa, que durou 3 meses e que o último contrato venceu em maio. Após as férias, o contrato será renovado por mais 3 meses.

Medida Provisória

Luciano disse ainda que enquanto isso não acontece, está sendo feita uma licitação junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Os transportadores procuraram a Comissão da Educação, Saúde, Cultura e Turismo (CESCT) da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) para resolução do problema, e os parlamentares informaram que vão procurar o secretário para uma reunião junto com a Sinteal.

Botão Voltar ao topo