Chuva diminui doações de sangue e estoque está em baixa em Alagoas

O estoque do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), localizado no Trapiche, deveria estar com 300 bolsas nesta quarta-feira (31), mas estava com apenas 113, o que equivale à 37,6% do estoque mínimo necessário.

A gerente do Hemoal, Verônica Guedes, disse que das113 bolsas, só há uma bolsa de A negativo, três de AB negativo e uma de O negativo, além de cinco bolsas de B positivo e oito de AB positivo. “Com as chuvas tivemos uma drástica redução no número de doadores de sangue. Nesta quarta-feira, até as 16h30, só recebemos 26 doadores, quando necessitávamos de, pelo menos, o dobro. Uma situação que nos deixa apreensivos, porque se não conseguirmos aumentar o estoque, muitas pessoas podem perder a vida, principalmente as afetadas por doenças disseminadas em razão da enchente, a exemplo da leptospirose”, disse a gerente.

É o caso do adolescente Isaac Santos, de 13 anos, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), vítima de leptospirose, que precisa de tipagem B negativa.

Locais de doação

Quem desejar pode realizar suas doações de sangue na sede do Hemoal, na Rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Em Maceió as doações também podem ser feitas no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.

Já no interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que está funcionado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Botão Voltar ao topo