Centro de Controle de Zoonoses disponibiliza vacina antirrábica

Apesar das fortes chuvas que atingiram na capital alagoana durante todo o final de semana, os donos de cães e gatos responderam, no último sábado (27), ao chamamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que promoveu, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Maceió, o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Raiva.

Com a mobilização de sábado, a campanha alcançou 60% de cobertura da população canina e felina do município, atingindo cerca de 81.500 animais. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a campanha foi de 80% da população total, mas o resultado foi considerado acima das expectativas, levando-se em conta os transtornos causados pelo grande volume de chuvas, que também impediu o funcionamento de, pelo menos, sete locais de vacinação. A coordenação geral do CCZ de Maceió afirma, porém, que a ação terá seu percentual complementado com o seguimento da aplicação da vacina no próprio CCZ.

“A campanha tem sido uma estratégia bastante eficiente como medida preventiva e de intensificação, especialmente por facilitar o acesso gratuito de toda a população ao serviço, em locais mais próximos onde reside o animal. Reforçamos, no entanto, que a aplicação da vacina antirrábica faz parte das ações de rotina do CCZ e a imunização contra a doença pode ser feita durante o ano todo, diariamente, inclusive sábados e domingos, nas dependências do órgão”, ressalta o coordenador Samy Barros.

Além de garantir a vacinação no CCZ, o coordenador lembra que as equipes da campanha ainda realizam, até sexta-feira (02 de junho), a etapa rural da imunização contra a doença, com a visita dos agentes de endemias a residências e pequenas propriedades rurais localizadas em áreas mais distantes e de difícil acesso.

No CCZ, que está localizado no Loteamento Campos dos Palmares, na Cidade Universitária, a imunização pode ser feita gratuitamente todos os dias, das 8h às 12h.

 

Ascom SMS

Botão Voltar ao topo