Alagoas receberá R$12 milhões em recursos para ajudar vítimas das chuvas

O Ministério da Integração Nacional afirmou que haverá o repasse de 32 milhões para os municípios de Alagoas e Pernambuco, devido os prejuízos causados pelas chuvas na última semana, sendo R$ 12 milhões para o governo alagoano. Neta terça-feira (30), o ministro Helder Barbalho se reuniu com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e com o governador de Alagoas, Renan Filho, na sede da Pasta, em Brasília.

No pacote de medidas anunciado pelo ministro, há ações previstas para a instalação de hospitais de campanha do Exército Brasileiro, aquisição de kits de ajuda humanitária, auxílio às famílias desabrigadas, contratação de maquinários para limpeza das vias públicas e ações de recuperação de danos nas regiões mais afetadas pelas chuvas. “Os estados estão concluindo os planos de trabalho e estimando os valores que serão solicitados. A prioridade por parte do Governo Federal é fazer o atendimento e garantir tanto ajuda humanitária como recursos para restabelecer a normalidade das cidades”, disse Helder.

O recurso financeiro poderá ser liberado ainda esta semana. “Estamos trabalhando intensamente para que, até o fim desta semana, possamos liberar os recursos para ambos os estados”, disse o ministro.

O governador de Alagoas, Renan Filho, informou que os recursos serão aplicados na aquisição de cestas básicas, kits de higiene pessoal, dormitório, colchões, água, e outro itens que sirvam de assistência à população. “Além do socorro inicial, também estamos articulando junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração, ações para restabelecer o abastecimento da água e de energia de todas as cidades, prover a limpeza das vias públicas e a reconstrução das áreas danificadas”, destacou.

Botão Voltar ao topo