Maceió teve em uma semana 97% das chuvas de todo o mês

A quadra chuvosa deste ano, na Capital alagoana, está assustando até os profissionais ligados aos órgãos que têm a responsabilidade de minimizar ou evitar os desastres naturais. O secretário-adjunto especial de Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, disse que a última semana registrou um fato histórico.

Em seis dias, segundo o órgão, choveu uma média de 370 mm, do total de 380 mm previstos para o mês de maio. “Em todos esses anos de trabalho pela Defesa Civil e desde que eu me recordo, nunca vi, na história de Maceió, chover tanto como foi nessa última semana. É muita água e os números impressionam”.

Ainda segundo Dinário Lemos, só no bairro de Antares, parte alta da Capital, caiu 700 mm em volume de água.

A previsão, para alívio dos alagoanos, é de tempo seco nesta segunda e terça, já que a frente fria deixa o Estado em direção a Pernambuco.

Resistência

Dinário Lemos também chamou atenção para outro fato que está deixando apreensivos os técnicos da Defesa Civil de Maceió. Nas visitas às comunidades, quando há o pedido para que as famílias se retirem das casas avaliadas como de grande risco de desabamento, os moradores resistem a sair das residências e, em alguns casos, ameaçam agredir os técnicos.

“A Defesa Civil foi um órgão criado apenas para ajudar a população. Nós entendemos a aflição das pessoas que perdem seus pertences, mas, por favor, não agridam e nem ameacem os técnicos. Estamos ali como amigos e para servir vocês”, alertou Dinário Lemos.

Botão Voltar ao topo