Estado anuncia plano de recomposição de municípios afetados pelas chuvas

Antes de iniciar a reunião extraordinária com prefeitos e com a Defesa Civil, o governador Renan Filho (PMDB) anunciou, à imprensa, a intenção do Estado em executar um plano para recomposição das áreas afetadas pelas constantes chuvas da última semana. O planejamento, a princípio, deve incluir assistencialismo às vítimas e um mutirão de limpeza.

O governador informou, com base em relatório da sala de alerta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que o volume de chuvas em Alagoas, agora, foi maior do que o registrado em 2010, quando várias localidades foram devastadas. No episódio anterior, as precipitações se concentraram mais em Pernambuco e fizeram subir muito o nível dos rios aqui no estado.

Nesta manhã, prefeitos foram convocados para apresentar um levantamento dos danos causados pelo temporal. Renan Filho explicou que, a partir do quadro apresentado, será possível montar o plano de ação e recorrer ao governo federal para que sejam buscados recursos para reestruturar os municípios afetados.

“O nosso plano de recomposição prevê assistência aos desalojados e desabrigados com alimentação, remédios, água potável e a garantia de abrigos decentes. Depois, vamos articular um grande programa de limpeza das ruas e retorno à casa dos cidadãos que precisaram sair às pressas. Claro que este procedimento será feito com a garantia e segurança dados pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros”, comentou o governador.

Ele também informou que estará mobilizando o funcionalismo de várias secretarias estaduais para ajudar no levantamento e reorganização administrativa das cidades. Já o ministro do Turismo, Marx Beltrão, que também participa da reunião nesta segunda-feira, deverá ser o porta-voz do Estado em Brasília. “Ele [o ministro] vai levar os relatórios para o presidente da República fique atualizado e se sensibilize enviando condições para que possamos reorganizar estes municípios”, reforçou Renan Filho.

O governador reafirmou que fez apelo a Michel Temer, nesse domingo, para que Alagoas receba verba para investimentos em contenção de enchentes nas bacias hidrográficas. E anunciou que vai manter contato com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e com a Defesa Civil Nacional, para reforçar este pedido ainda nesta segunda-feira. Renan Filho também revelou que vai a Brasília com o governador de Pernanbuco, Paulo Câmara, em busca destes investimentos.

Botão Voltar ao topo