Estado apresenta estudos de viabilidade de PPPs para esgotamento sanitário de Maceió

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) apresentou a representantes do poder público, nesta quarta-feira (24), o resultado dos Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI) que apontam estudos e soluções de viabilidade das Parcerias Público-Privadas (PPPs) para o esgotamento sanitário de Maceió.

O levantamento foi desenvolvido pelo grupo GS Inima Brasil, holding que atua na garantia da continuidade operacional e na performance de empresas concessionárias, assim como na implantação de novas concessões e PPPs, isoladamente ou em consórcio.

“Pensamos em soluções integradas para o saneamento de Maceió, que, ao longo do tempo, irão beneficiar toda a comunidade. O desafio é grande, existe muito a ser feito.

Por isso, elaboramos um amplo estudo, um plano de ação para elevar o índice de atendimento de esgoto na cidade e melhorar suas condições sanitárias”, destacou o gerente técnico do conglomerado, Eduardo Berrettini.

No Brasil, a maior parte das concessões e parcerias público-privadas são estruturadas por meio de PMI, procedimento administrativo e consultivo, no qual a gestão pública concede oportunidade para que empresas privadas elaborem modelagens sobre a utilidade pública dos projetos.

Para o secretário executivo de Gestão Interna da pasta, Victor Vigolvino, o levantamento é fundamental para que o Governo adote as medidas corretas. “Com estudos em mãos, temos vários cenários com os quais podemos trabalhar e decidir a opção mais eficiente para o Estado de Alagoas, no que se refere à saneamento básico”, salientou.

Os dados também foram apresentados a representantes do Gabinete Civil, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e das Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

“O Programa Estadual de Esgotamento Sanitário é uma cadeia complexa. Portanto, para que tenhamos êxito, precisamos da contribuição de outros entes”, reforçou Victor Vigolvino.

Botão Voltar ao topo