Rio Jacuípe transborda e deixa população em alerta na região

As chuvas que caíram nos últimos dias elevaram o nível do Rio Jacuípe, que banha quatro municípios de Alagoas e transbordou no início da manhã desta quinta-feira (25). Em Campestre, casas ficaram inundadas.

Ao longo da manhã, a instabilidade no tempo diminuiu e o nível do rio já começou a baixar. Ainda assim, comunidades ribeirinhas estão em estado de alerta e o Corpo de Bombeiros se deslocou para as áreas de risco.

whatsapp_image_2017-05-25_at_10-13-48A informação do transbordamento foi passada pela Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). De acordo com o meteorologista Vinícius Pinho, o nível de elevação está em 3,5 metros e transbordou uma média de 30 a 40 centímetros nesta manhã.

“Havíamos emitido um alerta no início do dia quando o rio estava com 3,2 metros e o Corpo de Bombeiros enviou uma equipe ao local para verificar a necessidade de retirar moradores de áreas de risco”, explicou.

O meteorologista disse, às 10h30 desta manhã, que a situação do rio se estabilizou e não tem previsão de elevação. “Como a previsão climática é de uma diminuição das chuvas, a tendência é que o nível diminua. Mas o rio se manterá neste nível elevado por mais algumas horas”, informou.

O Corpo de Bombeiros informou que está com equipes no local e acompanha a situação do nível do rio que está estável. Ainda segundo os Bombeiros, nenhuma casa foi atingida, mas algumas pessoas foram retiradas de suas residências em Jacuípe.

Em Campestre, apesar de algumas casas terem ficado inundadas, a Defesa Civil informou que não houve maiores problemas.

Os Bombeiros estão fazendo trabalhos preventivos e de orientação à população ribeirinha.

Botão Voltar ao topo