Aulas práticas atraem alunos da rede estadual no Dia do Físico

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove nesta quarta (24) e quinta-feira (25) uma programação especial em homenagem ao Dia do Físico. As atividades tiveram início no Centro de Ciência e Tecnologia da Educação (Cecite), no Cepa, com exposições de experimentos científicos e show de Física para alunos da rede pública estadual. Os estudantes foram unânimes ao afirmar que as aulas práticas despertam ainda mais o interesse pela disciplina.

De acordo com o coordenador do Cecite, Ronaldo Cristiano, a ação tem como objetivo a popularização das Ciências Exatas. “Queremos que os estudantes vivenciem a teoria da sala de aula por meio de experiências e atividades lúdicas. Por isso, preparamos oficinas, palestras e exposições”, diz Cristiano.

A estudante Vitória Beatriz, da Escola Estadual Maria José Loureiro, elogia a iniciativa da Seduc de levar seus alunos para as aulas de campo. “Aqui nós podemos conhecer as coisas como realmente são, na prática. Confesso que não gosto muito das matérias que envolvem cálculo, mas o evento é tão legal que eu já estou me interessando”, confessa a jovem de 15 anos.

Sua colega de sala Vitória Soares tem opinião similar. “A experiência está sendo muito boa. Participei de algumas, como o ‘Termômetro do Amor’, e achei muito interessante. Das exposições, eu conhecia um pouco de Astronomia. Acredito que as atividades práticas fazem a gente aprender melhor”, afirma.

Os professores da Escola Maria José Loureiro concordam com os alunos. “A prática é muito importante, pois proporciona o contato dos alunos com as tecnologias, e faz com que elas conheçam melhor o mundo em que vivem. Como professor de Geografia, eu procurei trazê-los para fazer um casamento entre os mundos físico e geográfico. Estudamos a Terra constantemente, mas o conhecimento do universo é essencial, até para dar continuidade à existência do nosso planeta”, afirma Lorinaldo da Silva.

Programação

Durante o segundo dia do evento, nesta quinta-feira (25), as atividades serão voltadas aos educadores, com atividades começando às 9h, no Cecite. No mesmo dia haverá também a premiação dos estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e da Olimpíada Estadual de Física.

Confira abaixo a programação completa desta quinta-feira (25):

9h – Oficinas para os professores sobre óptica geométrica (Cecite);

14h – Premiação dos estudantes da OBFEP (Cenfor);

15h – Palestra sobre a ‘Física da Música’, com o professor Dr. Elton Malta, a Ufal (Cecite);

16h30 – Palestra sobre os desafios de ensino da Física no século atual, com o professor Dr. Roberto Jorge (Cecite)

Após as palestras, um show cultural será realizado, também no Cecite, para os professores. O espetáculo será regido pelo professor Odílio Vieira, responsável pelo projeto Canto da Terra.

Botão Voltar ao topo