III Café Intercom Unit reúne especialistas para falar sobre o novo cenário musical brasileiro

 

No dia 22 de maio acontece a terceira edição do Café Intercom Unit, na Livraria Leitura (Parque Shopping Maceió), a partir das 19h, com o tema “Cultura em transformação: funk carioca e sertanejo universitário são a nova Tropicália”. O evento conta com três especialistas que dividirão uma mesa-redonda para discutir a relação entre música e sociedade. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site <https://www.doity.com.br/cafeintercomunit>.

O historiador Dimas Bezerra, a jornalista cultural Alessandra Vieira, e o músico Mácleim Damasceno, são os convidados e vão levar à mesa-redonda algumas provocações acerca da diversidade cultural e a metamorfose de estilos musicais que acabam surgindo de tempos em tempos assumindo o topo na parada de sucessos.

Dimas Bezerra, que é graduado e mestre em História pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), irá falar sobre a cultura alagoana, que era definida pelas tradições miscigenadas do Guerreiro; Pastoril; Coco de roda; Maracatu; e outros elementos do folclore, até absorver outras culturas. “Alagoas acompanhou os ciclos musicais, mas atualmente, devemos dividir Alagoas entre músicos e público, já que o funk carioca e o sertanejo universitário possuem presença forte através de grandes eventos, e das rádios comerciais, mas quantos cantores sertanejos e de funk existem em Alagoas?”, questiona Dimas.

A jornalista Alessandra Vieira irá tratar do que mudou e o que permanece no jornalismo cultural, mostrando como é feito o processo de seleção de pauta para o caderno de cultura. Além disso, contará um pouco da sua trajetória profissional.

Já o músico Mácleim Damasceno, que trabalhou com artistas renomados da música brasileira, como: Antonio Adolfo, Djavan, Elba Ramalho, e Milton Nascimento, irá apresentar um breve histórico sobre as causas da perda de espaço da MPB nas mídias e nos palcos. Ele vai falar também da programação musical nas rádios públicas e comerciais e das alternativas de sobrevivência de acordo com o mercado musical.

Café Intercom Unit – O evento é uma promoção da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, que proporciona uma oportunidade de discussão entre pesquisadores e sociedade sobre assuntos específicos da Comunicação. Em Maceió, é idealizado pela professora e pesquisadora Danielle Cândido, sócia da Intercom, e organizado pelo Curso de Comunicação do Centro Universitário Tiradentes – Unit.

SERVIÇO

Evento III Café Intercom Unit

Tema Cultura em transformação: funk carioca e sertanejo universitário são a nova Tropicália

Convidados Alessandra Vieira (jornalista), Dimas Bezerra (historiador) e Mácleim Damasceno (músico)

Formato Mesa-redonda

Data Segunda-feira (22/05)

Hora 19h

Local Livraria Leitura – Parque Shopping Maceió

Entrada gratuita

Inscrições (vagas limitadas) https://www.doity.com.br/cafeintercomunit

Mais informações:

E-mail: cafeintercomunit@gmail.com

FanPage: Café Intercom Maceió https://goo.gl/VSGEr7

Instagram: @cafeintercommaceio

Youtube: Café Intercom Unit

Botão Voltar ao topo