Força-tarefa apreende 1,4 tonelada de queijos clandestinos em Maceió

A Força-Tarefa de Segurança Alimentar coordenada pelo Ministério Público (MP) e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) apreendeu, nesta quinta-feira (11), 1,7 tonelada de queijos coalho, mussarela e manteiga durante uma inspeção nos mercados públicos da Levada e Jacintinho, em Maceió.

O objetivo da operação é retirar de circulação queijos e outros derivados do leite que são fabricados e comercializados clandestinamente.

Os policiais flagraram produtos sem o Selo de Inspeção Federal (SIF) ou o Selo de Inspeção Estadual (SIE), que apresentam o registro de seus fabricantes, nos órgãos sanitários federais e estaduais. Além dos queijos, manteigas de garrafa e manteigas comum também foram apreendidas.

Alguns queijos apresentavam selos falsificados. “O MPE/AL já atua fiscalizando essas fábricas clandestinas, agora fiscalizaremos o comerciante de varejo. Eles precisam comprar de fabricantes que estejam legalizados e parar de alimentar esta cadeia de venda clandestina de alimentos”, diz a procuradora de Justiça, Denise Guimarães.

Os comerciantes foram autuados e pagarão multa. Eles terão 30 dias para apresentar a defesa.

Botão Voltar ao topo