Justiça Federal determina suspensão das atividades do Instituto Lula

O juiz federal Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal, suspendeu nesta terça-feira (09), as atividades do Instituto Lula. Segundo o magistrado, a decisão acolhe o pedido do Ministério Público Federal. Os réus são acusados de tentar silenciar o ex-diretor da área Internacional da Petrobrás Nestor Cerveró, nas investigações da Operação Lava Jato.

São réus também, José Carlos Bumlai, o ex-senador Delcídio Amaral, o banqueiro André Santos Esteves, o ex-assessor de Delcídio, Diogo Ferreira Rodriguez, o advogado Edson Siqueira Ribeiro Filho, e o filho de Bumlai, Maurício Barros Bumlai.

O juiz diz que pelo ‘teor’ do depoimento de Lula na ação penal ‘o Instituto, que desenvolve projetos sociais, pode ter local de encontro para a perpetração de ilícitos criminais’.

O caso já havia sido denunciado, em 2015, pelo Procurador-Geral da República (PGR), Rodrigo Janot, mas a denúncia foi enviada à Justiça Federal do Distrito Federal.

O Ministério Público Federal de Brasília foi acionado para se manifestar sobre a ação penal e concluiu a confirmação integral da denúncia prévia do Procurador-Geral da República.

Botão Voltar ao topo