Israel Lessa faz balanço das conquistas à frente da SRTE-AL

À frente da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL) há quatro anos, o superintendente Israel Lessa tem se empenhado a desenvolver melhorias no órgão federal em meio ao sucateamento de unidades e a defasagem de funcionários.

Além da sede na capital, a SRTE conta oito agências no interior do Estado, sendo que, quatro delas foram interditadas. As cidades prejudicadas foram: Maragogi, União dos Palmares, Palmeira dos Índios e Arapiraca.

O motivo? A falta de condições de funcionamento. “Com a precariedade dos recursos para fazer face às despesas de melhorias nas nossas unidades, fomos em busca de parcerias”, informou Lessa.

Dentre os serviços prestados pelas regionais estão a homologação da rescisão de contrato de trabalho; a expedição de Carteira de Trabalho, recepção de seguro-Desemprego e fiscalização trabalhista.

Para as reformas das Agências de Maragogi e União dos Palmares, a parceria com a iniciativa privada foi fundamental para a reabertura das unidades. A Agência Regional de Maragogi atende diretamente a 7 municípios da região Norte de Alagoas, beneficiando cerca de 125 mil pessoas.

Já a Agência Regional de União dos Palmares, localizada na Zona da Mata Alagoana, atende a 13 municípios, beneficiando mais de 240 mil pessoas.

Parceria com o MPT

“Para as reformas da Gerência Arapiraca e Agência dos Palmeira dos Índios fomos buscar a solução na parceria com o Ministério Público do Trabalho. Por intermédio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), conseguimos os recursos necessários para reforma das duas Unidades, além dos equipamentos necessários para o pleno funcionamento”, destacou o superintendente.

A Gerência de Arapiraca, localizada no Agreste de Alagoas, atende a 18 municípios, beneficiando mais 600 mil pessoas. Já a Agência de Palmeira dos Índios atende a 13 municípios, beneficiando mais de 200 mil pessoas.

A Agência Regional do Trabalho em São Miguel dos Campos também sofreu uma importante melhoria, pois funcionava num casebre, sem as mínimas condições de salubridade para atender à população. Hoje, a unidade funciona no melhor prédio comercial da cidade, o Shopping Cinema.

Ladeada pelos municípios de Pão de Açúcar, Palestina, Jacaré dos Homens, Água Branca, Mata Grande e Pariconha, situada no alto Sertão alagoano, Delmiro Gouveia é uma cidade de notória expansão e não podia deixar de ser contemplada com uma Agência Regional do Trabalho.

“Firmamos convênio com a Prefeitura local, solicitamos o apoio do Município e implantamos a referida agência, para suplantar as necessidades e carência do povo daquela região. Pensamos em criar as melhorias ideais e justas condições de trabalho para servidores e trabalhadores em todas as nossas Unidades de Atendimento; um ambiente que propicie um cordial e salutar atendimento, para todo o trabalhador e para a sociedade, em geral”, concluiu  Lessa.

 

Botão Voltar ao topo