Vermes são encontrados às margens do Rio São Francisco

Vários vermes foram encontrados às margens do Rio São Francisco, em Penedo, nesta sexta-feira (5). O Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), recebeu a denúncia de um pescador e paralisou o abastecimento de água para analisar a situação.

O Instituto do Meio Ambiente (IMA), que também esteve presente no local, informou que não se sabe o que provocou o fenômeno. Uma amostra da água contendo vermes foi enviada para o IMA e para um especialista da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O professor do curso de engenharia de pesca da Ufal, Claudio Luiz Sampaio, identificou a espécie do verme como Poliquetas (Polychaeta), um verme aquático da classe anelídeo.

Segundo a assessoria da SAAE, um monitoramento começou a ser realizado na região. “O IMA nos orientou a retirar a maior quantidade possível de vermes. Não podemos colocar cloro, pois a substância deixa o material cancerígeno. Só às 11h30, quando a maré ficou mais alta, o fornecimento de água voltou, pois os vermes teriam sido levados pela correnteza”, disse o assessor da SAAE Caio Gonçalves.

Botão Voltar ao topo