População pode informar locais onde há materiais recicláveis por aplicativo

O projeto Relix lançou em Alagoas, na manhã desta quarta-feira (3), o aplicativo LIX, que visa ajudar as pessoas a entrarem em contato com as cooperativas de catadores de lixo para informar locais onde há material reciclável.

No evento, que aconteceu no ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche, também foi apresentado o catálogo ‘Relixx A força cromossômica feminina por uma vida sustentável’. Ele apresenta histórias de catadores de lixo por meio de fotografia.

A catadora Janete Santos exibe a foto que mais gostou do catálogo
A catadora Janete Santos exibe a foto que mais gostou do catálogo

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente pelos sistemas IOS e Android. A coordenadora e idealizadora do projeto, Lina Rosa, explica que o app ajudará as pessoas a conhecerem melhor a reciclagem e poder conhecer dicas que ajudam elas próprias a reciclar.

“As pessoas podem ter acesso a ele de forma gratuita e poderão ajudar as cooperativas informando por meio dele os locais onde há material para ser reciclado. O bom dele também é que as pessoas terão acesso às dicas e aprenderão a reciclar seus lixos em casa”, ressalta.

Sobre o catálogo, Rosa explica que foi uma forma de ressaltar e empoderar as mulheres, que representam cerca de 80% dos profissionais de reciclagem.

“Me sinto privilegiada por poder realizar esse projeto e conhecer a história dessas mulheres que, apesar do trabalho árduo, continuam com um sorriso no rosto. Elas abriram a casa e se sentiram valorizadas. As casas são verdadeiros palácios por dentro, algumas utilizam papéis de propagandas nas paredes para esquecerem que vivem em barracos de lona ou madeiras. São histórias incríveis que tive realmente o privilégio de conhecer. Elas praticam de verdade a sustentabilidade em suas vidas”.

Trabalhando com reciclagem há 17 anos, Janete da Silva diz que se sentiu realizada em poder mostrar sua casa e ter seu trabalho valorizado. “Reconhecer e valorizar nossa profissão foi o que mais me emocionou. Me senti linda nas fotos e poder mostrar minha casa para tanta gente foi muito lindo. Fazer com que as pessoas nos enxerguem de um jeito diferente é o melhor retorno que podemos ter”, garante.

O projeto Relix contemplou 12 cooperativas com 30 bicicletas adaptadas para reciclagem, além de kits para ajudar no trabalho.

Botão Voltar ao topo