Defensoria cobra medidas para resolver situação precária da Casa de Saúde Miguel Couto

O Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos da Defensoria Pública do Estado ingressou uma ação civil pública, nesta quarta-feira (26), para o restabelecimento das condições higiênicas aos pacientes da Casa de Saúde Miguel Couto, no Mutange.

Segundo o defensor público Fabrício Leão Souto, a situação em que o estabelecimento se encontra chegou à Defensoria Pública na manhã da terça-feira (25), através de denúncias de familiares dos pacientes.

De acordo com os familiares, os pacientes estão dormindo no chão por falta de leito, os colchões estão inadequados, os pacientes estão amarrados na cama com tiras de panos. Não existe a divisão por setor, entre homens e mulheres, criando situação de risco à integridade física.

Ainda segundo os familiares, ratos e baratas circulam no local, os pacientes tem contato direto com dejetos e o lixo está acumulado em diversos pontos da instituição, além de esgotos a céu aberto nos pátios.

A Defensoria decidiu ingressar com a ação pedindo a transferência dos pacientes para outras instituições de saúde, inclusive a proibição da entrada de novos pacientes até que o local esteja adequado.

Botão Voltar ao topo