Índios apresentam cultura da tribo Xukuru-Kariri para alunos de escola pública de Maceió

Uma ação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), expôs a cultura indígena para a Escola Princesa Isabel, no Farol, nesta terça-feira (18).

 

A tribo Xukuru-Kariri, de Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas, fiz apresentações artísticas, mostrou seu artesanato e deu palestras sobre a cultura indígena para os alunos. Os índios levaram artesanato feito na tribo para ser vendido na escola.

 

O supervisor de diversidade da Secretaria de Educação do Estado, Zezito Araújo, explicou que este projeto já acontece há dois anos nas escolas públicas valoriza a educação escolar indígena. “O objetivo é discutir a realidade sócio-cultural das populações indígenas. E não é o professor, o especialista que vai fazer essa discussão, é a própria comunidade dos indígenas. Eles vão conversar com os estudantes para desconstruir essa ideia cristalizada que se tem do índio”, disse.

 

Segundo o representante da tribo, Celestino, o diálogo é importante para os alunos entenderem a tradição. “Nós viemos de lá para mostrar para as escolas, para os alunos, para os professores, a importância da temática indígena, dos povos indígenas, da sobrevivência dos povos indígenas desse Brasil, que muitas vezes são descriminados”, disse Celestino.

Botão Voltar ao topo