Relatório mostra Maceió como a 25ª cidade mais violenta do mundo

Um relatório sobre a violência divulgado pela ONG Mexicana Seguridad, Justicia y Paz coloca Maceió como a 25ª cidade onde mais ocorreram assassinatos no mundo no ano de 2016. A boa notícia é que a capital alagoana ocupava a 18ª posição em 2015, o que mostra uma diminuição do número de mortes violentas no período de um ano.

O relatório é composto por 50 cidades, das quais 19 ficam no Brasil. Entre as brasileiras, Maceió ocupa a 8ª posição, quando considerado o número de homicídios em 2016, ficando atrás de Natal, Belém, Aracaju, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Salvador e Campos dos Goytacazes.

A ONG contabilizou um total de 529 homicídios na capital alagoana, conforme dados repassados pela Secretaria de Estado da Segurança Púbica (SSP), que foi elogiada no relatório internacional. “A Secretaria de Estado da Defesa Social do Estado de Alagoas [atual SSP] é um dos melhores exemplos de transparência, prestação de contas e divulgação oportuna de informações criminais”, diz o texto.

Considerando o número de mortes divulgado pela SSP e o número de habitantes da capital alagoana, a taxa de homicídios no ano de 2016 ficou em 51,78.

Conforme o relatório da ONG Internacional, a cidade brasileira mais violenta é Natal-RN, que ocupa a 10ª colocação. Em seguida, vêm Belém-PA (11ª) e Aracaju-SE (12ª). Mundialmente falando, as cidades de Caracas, na Venezuela, ocupa a 1ª colocação. Em seguida, vêm Acapulco (México) e San Pedro Sula (Honduras).

Botão Voltar ao topo