Joãozinho Pereira come no prato que cuspiu ao virar aliado de Renan

Que a política alagoana não passa de um ninho de cobras, tudo mundo já sabe. Mas nunca ficou tão explícito a falsidade entre o novo aliado do governador Renan Filho (PMDB), o prefeito de Teotônio Vilela, Joãozinho Pereira. Para se ter uma ideia, Pereira chamou o senador Renan Calheiros (PMDB) de “ladrão de petróleo”. Claro que isso durante um discurso na campanha de 2014, época em que tudo é válido.

Em vídeo que circula pelas redes sociais e grupos do aplicativo WhatsApp, o ex-tucano Joãozinho Pereira, hoje peemedebista, faz referência às primeiras citações de Renan Calheiros no escândalo do petrolão, que o tornou investigado em decorrência da Operação Lava Jato. Sem papas na língua, ele também critica Renan Filho por ter tido votos em Teotônio Vilela e nunca ter feito nada pelo município.

E ainda acusou o então candidato a governador de esconder o seu pai, dizendo ser filho de Alagoas, na propaganda eleitoral. Mas, tudo isso foi relevado. No dia 24 de março, o ingresso de Joãozinho Pereira no PMDB foi festejado porque o prefeito, além de ter grande capital eleitoral e foi eleito o deputado estadual mais votado de Alagoas em 2010.

Também tem aquela pitada de parentesco importante. Ele é sobrinho do senador Benedito de Lira (PP), adversário de Renan na disputa pela reeleição em 2018 e que disputou e perdeu para Renan Filho a eleição de 2014 para o Governo de Alagoas.

“Até o filho do Renan teve voto aqui, ó! 228 votos. Um candidato que nunca fez nada por Teotônio Vilela se lança candidato, agora, a governador. O pai dele é perdido. Ele até esconde o pai. Você tem medo da pessoa que esconde o pai. ‘Quem é seu pai? Alagoas!’. Seu pai é Renan Calheiros, diga! Diga que seu pai é Renan Calheiros, ladrão de petróleo! Diga!”, bradou Joãozinho nas eleições de 2014.

Em resposta às acusações que fez no passado, Joãozinho Pereira disse ter sido eleito prefeito pela primeira vez aos 22 anos, após ingressar na política aos 16 anos. E falou em erros e acertos, apesar e não admitir claramente ter errado ao chamar Renan de ladrão em praça pública. “Já errei, já acertei, já apreendi muito, pois nesta vida somos eternos aprendizes”.

Questionado se foi um erro chamar Renan de ladrão de petróleo, Joãozinho explicou sua descompostura como um ato de fidelidade, do qual sugere estar arrependido. “Não é isso. Cada eleição tem suas histórias. Eu sou muito fiel ao lado que estou. Defendo a minha bandeira com todo gás. Mas como lhe disse, vamos aprendendo com o tempo”. (Com Diário do Poder)

 

Botão Voltar ao topo