Excesso de algas no São Francisco deixa 19 municípios de AL sem água

O fornecimento de água em 19 municípios que ficam nas regiões da Bacia Leiteira e Sertão de Alagoas está comprometido por causa do excesso de algas no Rio São Francisco, onde a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) faz a captação para abastecer estas regiões. O problema acontece desde as 23h de segunda-feira (27).

Foram atingidos os municípios de Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

Segundo a Casal, o volume incomum desses organismos causou a obstrução das bombas da estação de captação do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, em Pão de Açúcar.

Moradores confirmaram a falta de água nas torneiras. Eles dizem que somente em residências ou estabelecimentos com caixas d’água é que ainda não foram afetados pela falta de abastecimento.

Segundo a Casal, a Unidade de Negócio Bacia Leiteira, já trabalha para desobstruir a estação e restabelecer o abastecimento. A previsão é de que isso ocorra até o final desta terça (28), quando o fornecimento de água será retomado.

Botão Voltar ao topo